segunda-feira, 21 de junho de 2021

Requalificação da Fonte do Castelo de Porto de Mós transforma local em zona de fruição


“Há uma fonte por detrás do Castelo de Porto de Mós. E dizem os mais antigos, que quem beber da água da fonte do Castelo nunca mais sai de Porto de Mós. Tanto que moram aqui em Porto de Mós pessoas naturais de várias zonas do país…“ *

Se o Castelo de Porto de Mós é o ex libris do concelho, a zona que o envolve é repleta de histórias e lendas que acompanham as memórias dos portomosenses.

O Projeto de Requalificação da Envolvente do Castelo de Porto de Mós visa, em primeira instância, dignificar e preservar um espaço com história e peso na cultura popular local.

Por outro lado, tem como objetivo tornar aprazível ao visitante a área circundante ao castelo, estendendo a sua visitação até à zona da Fonte do Castelo, onde é notório o valor patrimonial e paisagístico existente, tanto pela presença dos elementos arquitetónicos, como pelo contexto geomorfológico do terreno e presença de uma mancha remanescente de floresta autóctone de carvalho-cerquinho, que estabelece a transição para o mosaico agrícola que se estende na paisagem.

A proposta de intervenção assume como principais objetivos promover o alargamento da rede de circuitos entre o Castelo e a sua envolvente, nomeadamente através de um acesso pedonal até à Fonte do Castelo; dotar os percursos pedonais de melhores condições de mo-bilidade; melhorar a qualidade estética e paisagística do local; reabilitar a Fonte do Castelo, incluindo escadaria de acesso, garantindo a sua proteção e valorização; intervir no âmbito lúdico-pedagógico nos espaços, quer através da criação e melhoramento das áreas de esta-dia, quer através da criação de sinalização informativa associada aos circuitos, promovendo os valores naturais e culturais existentes; dotar o espaço de locais adequados para a paragem de autocarros e veículos ligeiros, de apoio aos visitantes, localizados junto à área urbana, contri-buindo deste modo para a redução dos acessos automóveis nas imediações do Castelo. É, ainda, proposta uma zona de lazer com um miradouro e o acesso pedonal à rede de percur-sos de acesso ao Castelo e à Fonte do Castelo através de escadaria em madeira.

*Histórias por contar (2011, maio 13). LENDA DA FONTE DO CASTELO. Disponível em http://historiasporcontar2011.blogspot.com/p/detalhes-do-nosso-livro.html

Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário