segunda-feira, 21 de junho de 2021

Câmara de Águeda convida jovens a vigiar a floresta

 Estão abertas as inscrições para um programa de voluntariado jovem, no âmbito do qual cinco jovens irão desenvolver ações de vigilância nas várias áreas florestais do concelho.

A Câmara Municipal de Águeda, em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPDJ), candidatou-se uma vez mais ao programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas - 2021”. A ação vai decorrer de 2 a 20 de agosto e envolverá cinco jovens entre os 18 e 30 anos, que farão vigilância nas várias áreas florestais do concelho.

As inscrições estão abertas, podendo ser feitas através do registo na plataforma do IPDJ https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/vjnf ou estabelecendo contacto com o Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal de Águeda, através do e-mail gtf@cm-agueda.pt ou do número 961 708 291.

Empenhada em promover práticas de cidadania e voluntariado juvenil no âmbito da preservação da Natureza, das florestas e respetivos ecossistemas, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, a Câmara de Águeda quer motivar os jovens a fazerem voluntariado nas várias zonas florestais do concelho.

O projeto, que tem a duração de 15 dias, tem como objetivo sensibilizar para uma tomada de consciência do valor da floresta, do ponto de vista não só económico mas também ambiental e social, alertando igualmente para os riscos associados ao abandono e incêndios florestais.

Deste modo, no sentido da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes, os jovens vão apoiar na monitorização e vigilância fixa e móvel, referenciando os locais onde haja resíduos abandonados para posterior recolha pelos serviços camarários, sendo que o patrulhamento será feito em percursos florestais definidos pelo GTF.

A Câmara de Águeda pretende ainda promover junto da opinião pública que é importante aprender amar, cuidar e valorizar a floresta. Neste sentido, serão feitas pelos jovens ações de sensibilização junto das populações, alertando para a problemática dos incêndios florestais e demonstrando boas práticas de cidadania e civismo.

 

Foto: Jovens voluntários durante a ação do ano passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário