terça-feira, 21 de março de 2023

Semana PEDUCA & Aveiro 2030

 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove, ao longo da semana (20 a 24 de março), um conjunto de iniciativas que visam partilhar os projetos implementados com o apoio dos Fundos Comunitários do Portugal 2020 e respetivos resultados, nomeadamente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro – PEDUCA.
Na mesma semana, a Câmara de Aveiro irá abrir um processo de auscultação pública às opções de investimento da CMA, que serão financiadas pelo novo quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2030 e, em particular, pelo Programa Operacional Centro 2030.

Ribau Esteves: “Obras PEDUCA criaram mais valor económico, social e ambiental”
No primeiro dia da “Semana PEDUCA & Aveiro 2030”, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, guiou a visita feita de autocarro pelas principais obras do PEDUCA (entre outras) que se encontram concluídas e em fase final de execução.
O momento, em que participaram Autarcas, Representantes de Entidades e Jornalistas, “teve como objetivo fazer um balanço e dar nota do vasto conjunto de projetos e obras que executámos ao longo dos últimos anos, com resultado muito positivo na criação de mais valor económico, social e ambiental”, afirmou José Ribau Esteves.
A CMA partilhou as notas principais, valores de investimento e apoios através de Fundos Comunitários (FEDER), das obras visitadas durante a tarde desta segunda-feira, que em termos totais corporizam um valor de investimento de cerca de 35 milhões de euros:

Trajeto Ciclável UA – Estação da CP
O trajeto ciclável UA – Estação da CP é um novo percurso, já concluído, que veio assegurar a continuidade do trajeto ciclável entre a estação de Comboios e a Universidade de Aveiro, em conforto e segurança.

Requalificação do Jardim de Santiago
O espaço público foi qualificado e recuperado, devolvendo os espaços de lazer, de recreio ativo e passivo e os espaços desportivos em condições que permitem a sua utilização. Foram recuperados os percursos e os equipamentos: campos desportivos e equipamento lúdico, anfiteatro, acrescentando novos espaços dedicados ao público infantil e sénior.

Reabilitação de 22 Edifícios de Habitação Social na Urbanização de Santiago
Esta foi uma obra preponderante para melhorar o desempenho energético e a atratividade do conjunto edificado, cumprindo importantes padrões de conforto, segurança e acessibilidade, ao mesmo tempo que promove a integração social dos seus habitantes.

Qualificação da Rua da Pega
Com o objetivo de melhorar os eixos de circulação pedonais e cicláveis, a qualificação da Rua da Pega priorizou a qualificação do espaço público, o reforço da estrutura ecológica, a frente-Ria e a sua relação com a envolvente próxima (Universidade de Aveiro e centro da Cidade)

Qualificação Urbana da zona entre a Rotunda do Canal das Pirâmides e a Ponte da Eclusa
A empreitada de qualificação urbana da zona entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte da Eclusa, à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A., em plena execução, vai terminar com o cruzamento de entrada na A25 e aumentar o espaço pedonal na margem sul do Canal Central, criando também uma ciclovia. O projeto prevê o alargamento do perfil viário, com a relocalização da entrada do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, ao mesmo tempo que vai ordenar o espaço, redesenhar e organizar as zonas de circulação com a redefinição dos novos acessos da Cidade aos diferentes polos de interesse e à A25, permitindo a reformulação e aumento da segurança dos cruzamentos existentes, substituindo-os por uma rotunda.

Requalificação do Largo do Rossio e Praça General Humberto Delgado/ “Pontes”
A obra do Rossio, que prossegue de acordo com o planeado, vai trazer ao Centro de Aveiro um espaço público polivalente, tipo "praça central", qualificado para a realização dos mais variados eventos. Com esta empreitada estão a ser reformulados os circuitos de circulação automóvel e criada uma nova área de estacionamento subterrâneo, libertando espaços para circulação pedonal, lazer, cultura e recreio.

Requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho
Em fase final de execução, os trabalhos de requalificação da Avenida central de Aveiro trouxeram o aumento do espaço dedicado aos modos suaves, a dinamização do comércio e serviços existentes e a atração de novas funções, melhorando o seu conforto e segurança. Foi também alterado o enquadramento na rede urbana, nomeadamente os atravessamentos transversais, para garantia do funcionamento do conjunto.

Reabilitação do Edifício da Antiga Estação da CP
Da reabilitação e remodelação realizada destaca-se a coexistência de uma linguagem pré-existente com a contemporânea, onde se incluiu a conservação dos painéis azulejares que revestem as fachadas exteriores, a libertação do espaço interior para permitir a polivalência de usos, a instalação de redes infraestruturais adequadas ao novo uso e à melhoria do conforto ambiental.

Requalificação da Rua Almirante Cândido dos Reis
Aqui foram qualificadas as áreas mais antigas de modo a compatibilizar as diferentes utilizações, promover a qualidade do centro histórico e dar continuidade e primazia aos percursos pedonais.

Nova rotunda da Avenida D. António Francisco dos Santos, Esgueira
Esta é uma obra fundamental na melhoria da acessibilidade ao Centro da Cidade e ao núcleo central de Esgueira e que teve como principal objetivo para a sua execução a diminuição da circulação automóvel de eixos centrais da Cidade, como a Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

Requalificação do Centro Histórico de Esgueira
A obra de requalificação do Núcleo Central de Esgueira, em execução, vai compatibilizar as utilizações, de modo a privilegiar os espaços de estadia, promover a acessibilidade, melhorar as condições para os modos suaves e aumentar a qualidade dos espaços e a sua atratividade.
Será melhorada a integração do património e outros equipamentos marcantes nos espaços envolventes, promovendo os elementos identitários de Esgueira, permitindo novas dinâmicas e vivências.

O que foi o PEDUCA?
O PEDUCA foi o principal programa do Portugal 2020 em Aveiro e que se focou no centro da cidade, com o objetivo de reabilitar o edificado existente. Este plano estratégico foi dividido em três planos, desenvolvidos de forma articulada e integrada:

O Plano de Ação para a Regeneração Urbana:

Implementação de operações destinadas a melhorar o ambiente urbano, a garantir a coesão social e a reforçar e valorizar as características diferenciadoras de Aveiro.

O Plano de Mobilidade Sustentável:

Implementação de operações que valorizem os modos suaves e promovam a intermodalidade entre modos de transporte.

O Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas:

Implementação de operações com vista a promover a regeneração física, económica e social, e a melhoria da sua integração, das comunidades que vivem em bairros sociais e zonas urbanas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário