O Município da Marinha Grande foi reconhecido pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores para pertencer à Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), com o projeto “Cuida-me e Cuida-te”, pela adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e cujo reconhecimento se materializa na atribuição de selos de mérito.
A RACCI integra os municípios e as freguesias do território nacional português que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, sejam de que região for.
Considerando que, em contexto domiciliário quando o indivíduo não tem capacidade para satisfazer as suas necessidades de autocuidado, há necessidade de considerar sempre a dupla, cuidador informal/ indivíduo dependente, cada qual com a sua circunstância e onde o bem-estar de um, depende do bem-estar do outro. O cuidador informal, ao assumir essa responsabilidade, nem sempre está consciente das dificuldades com que se vai debater, necessitando de ter à sua disposição conhecimentos e habilidades necessários à prestação de cuidados.
Neste âmbito, o Município da Marinha Grande em parceria com Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Marinha Grande,vai criar um Programa de Capacitação de Cuidadores Informais, para dar resposta às necessidades e exigências no cuidar da pessoa dependente e do seu cuidador. O projeto é destinado a um grupo de 15 a 20 pessoas, constituído por 7 sessões presenciais.
O primeiro Grupo terá inicio já em abril, nos dias 3,5,10,12,17,19 e 26 de abril, das 14h30-16h00, na Biblioteca do Centro de Saúde da Marinha Grande.
O objetivo é capacitar os Cuidadores Informais, do concelho da Marinha Grande, para o processo de cuidar dos seus familiares em situação de dependência.
Este programa visa dotar o Cuidador Informal de conhecimentos e competências, no âmbito da prestação de cuidados ao seu familiar, visando ainda, avaliar o nível de sobrecarga dos Cuidadores Informais e a sua satisfação.
Serão abordados os seguintes temas: ser cuidador informal; sobrecarga do cuidador informal/ stress do cuidador; estratégias de coping; estatuto do cuidador informal; apoios sociais /recursos disponíveis na comunidade/produtos de apoio; cuidados de higiene e conforto; mobilização e transferência/ prevenção de quedas; prevenção de úlceras por pressão; alimentação e hidratação (sonda nasogástrica); eliminação vesical e intestinal (sonda vesical, colostomia); sono e repouso; cuidados com a medicação; prevenção de complicações/primeiros socorros; o luto e a morte/o doente paliativo.
As inscrições para o Programa de Capacitação de Cuidadores Informais deverão ser efetuadas através de um destes métodos:
Formulário online https://forms.gle/ 3Y197cts4nkaWvJC6
Ou junto do Enfermeiro de Família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário