O
Tribunal de Contas visou o contrato entre a Câmara Municipal de
Aveiro (CMA) e o agrupamento
de empresas constituído pela Ahlers Lindley e a ETG – Empresa de
Transportes e Gestão S.A.,
para a execução dos sistemas de carregamento para operação do
novo Ferryboat 100% Elétrico, na ligação entre São Jacinto e o
Forte da Barra, pelo valor de 1.510.490,55€.
Os
sistemas de carregamento, que ficarão localizados em plataformas
específicas instaladas em zona próxima aos cais de atracação do
Salicórnia (nome da embarcação), em São Jacinto e no Forte da
Barra, poderão ser operados por sistema automático ou manualmente,
fator por demais importante na operacionalidade das travessias e no
cumprimento dos horários dos transportes fluviais de Aveiro.
E-Redes
constrói ligação elétrica aos cais
Esta
decisão é conhecida depois da CMA ter já adjudicado à empresa
E-REDES (antiga EDP), pelo valor de 162.030,98€, os trabalhos de
ligação à rede elétrica (dos PT públicos aos PT privados), nas
imediações dos dois cais de atracação da embarcação, em São
Jacinto e no Forte da Barra.
Ferryboat
100% Elétrico reduz pegada ecológica na Ria de Aveiro
O
novo Ferryboat 100% Elétrico, a primeira embarcação com esta
característica a ser desenvolvida inteiramente em Portugal, está a
ser construída pelo Grupo ETE, no seu estaleiro da Navaltagus, para
a CMA num investimento global que ascenderá aos 9 milhões de euros,
incluindo a embarcação, o sistema de carregamento e a obra de
ligação elétrica dos cais de atracação.
O
navio vai contribuir com zero emissões de CO2, o que permitirá a
redução da emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 libertadas
pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30% o consumo
energético. Aos baixos níveis de ruído e ao conforto para os
passageiros introduzidos por esta embarcação, alia-se ainda a
capacidade reforçada para o transporte de viaturas (+ 30%) e de
passageiros (+ 90%).
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