A companhia aérea consegue assim antecipar em dois anos o objetivo definido pela Comissão Europeia para regressar aos resultados positivos.
A TAP fechou o ano de 2022 com um lucro de 65,6 milhões de euros, segundo os resultados divulgados esta terça-feira pela companhia aérea.
A empresa regressa assim aos resultados positivos após prejuízos de 1.600 milhões em 2021 e antes do previsto no plano de reestruturação. A companhia aérea conseguiu antecipar em dois anos o objetivo definido pela Comissão Europeia para regressar aos resultados positivos.
A TAP encerrou o ano 2022 com um lucro líquido de 65,6 milhões de euros, um aumento de 1 664,7 milhões de euros em relação ao ano anterior”, adiantou a transportadora aérea, num comunicado a que a SIC teve acesso.
Há cinco anos que a TAP registava perdas anuais consecutivas, em destaque os dois últimos com prejuízos recorde devido ao impacto da pandemia de covid-19.
Em 2022, a TAP transportou cerca de 13,8 milhões de passageiros, o que equivale a um aumento de 136,1% em relação a 2021. Atingiu assim 81% dos níveis de 2019.
O número de voos operados também “aumentou significativamente” em 74,9%, segundo a empresa, que adiantou ainda que atingiu os 79% dos “níveis pré-crise”.
Resultados de 2022 foram os últimos assinados pela atual comissão executiva
Durante o quarto trimestre de 2022 a TAP foi capaz de gerar as receitas trimestrais mais elevadas da sua história e uma rentabilidade recorde, apesar dos contínuos desafios operacionais. Durante o primeiro ano completo do Plano de Reestruturação, a TAP gerou um lucro operacional que é um recorde histórico para a empresa. A TAP gerou também um lucro líquido positivo muito forte, tendo em conta o seu nível de alavancagem”, considerou Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP.
As contas de 2022 são as últimas assinadas pela atual comissão executiva.
Christine Ourmières-Widener foi demitida pelo Governo após a polémica com a indemnização de 500 mil euros entregue a Alexandra Reis. A CEO será substituída por Luís Rodrigues.
SIC Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário