quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

COMUNICADO: ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO: RISCO DE CHEIAS - CORTE DE ESTRADAS

 O concelho de Silves enfrentou ontem uma situação meteorológica muito adversa. A tempestade Leonardo teve forte impacto na circulação rodoviária, diversas estradas foram cortadas e algumas continuam alagadas e/ou obstruídas, condicionando o trânsito.
Neste momento, continuam cortadas as seguintes vias:
» CM 1153-1, Silves (Baralha) https://maps.app.goo.gl/JTacr9YMc4su7XE18
» EN 124-3, Silves (próximo do paredão da barragem) https://maps.app.goo.gl/nZzQvnuKMCQFRtfK9
» CM 1077, Silves – Pombeiro https://maps.app.goo.gl/4rrqznbovctvDovy5
» VAL 2219, Silves – Almargem/Craveiro https://maps.app.goo.gl/FnB4dqDyjyicgtVS9
» VAL 2268-2, Ponte Vale Pereiro, São Marcos da Serra https://maps.app.goo.gl/vgnCZ3gYjrj3eBJU7
» CM 1020, Ponte do Castelo, São Marcos da Serra https://maps.app.goo.gl/GRbGTrcAd1mGTY6L7
» Rua do Poço, Alcantarilha (junto ao Lavadouro) https://maps.app.goo.gl/DVc3yZSeLbv3Nt8h9
As restantes vias condicionadas encontram-se devidamente assinaladas pelas equipas que efetuam trabalhos de avaliação, desobstrução e limpeza.
Todos os serviços municipais, Proteção Civil, Bombeiros, Forças de Segurança e Juntas de Freguesia, estão ativados e a responder a todas as ocorrências. Várias empresas privadas que possuem maquinaria também disponibilizaram os seus meios para as intervenções necessárias.
Os Diretores dos Agrupamentos de Escolas estão a acompanhar a situação e asseguram a comunicação com a Comunidade Escolar.
Alerta-se para a manutenção do risco de cheia nas margens da ribeira de Odelouca e, mais a jusante, do rio Arade, atendendo à continuidade das descargas das barragens.
O Município de Silves agradece a colaboração e pede a toda a população que adote comportamentos de precaução, evitando a circulação e a permanência de pessoas, animais e bens em zonas inundáveis e nas margens dos cursos de água.
Prime por uma postura de segurança, não assumindo comportamentos de risco.
Mantenha-se atento(a) a novos avisos, proteja-se e em caso de emergência ligue 112.

MARINHA GRANDE ENFRENTA CONSTRANGIMENTOS APÓS TEMPESTADE KRISTIN

 Hoje, dia 05 de fevereiro de 2026, o concelho da Marinha Grande registou vários constrangimentos em serviços essenciais, na sequência das condições meteorológicas adversas dos últimos dias. Ainda assim, e apesar do impacto negativo na recuperação do concelho, as autoridades garantem que a situação está estável e sem ocorrências graves, mantendo‑se, nesta fase, todas as equipas no terreno.
População por energizar
Segundo a E‑Redes, cerca de 15% da população do concelho permanece sem energia elétrica, o que representa aproximadamente 3.900 clientes por restabelecer. As equipas técnicas da empresa continuam em atuação no terreno, a fim de reparar avarias e repor o fornecimento o mais rápido possível.
Abastecimento de água condicionado
Pesa embora todos os reservatórios estarem em funcionamento, verificam‑se interrupções no fornecimento de água em vários pontos do concelho.
A maioria destas falhas deve‑se a roturas na rede pública ou quebras de energia elétrica, que afetam o funcionamento normal das estações e equipamentos associados.
Telecomunicações: cobertura em otimização
Destacam-se, presentemente, melhorias na cobertura das telecomunicações, apesar de existirem áreas do concelho, ainda, sem serviço. As operadoras continuam a realizar intervenções de recuperação de antenas e ligações.
Precipitação provoca inundações pontuais
A chuva intensa que se fez sentir ao longo do dia deu origem a situações pontuais de inundações, sobretudo em vias públicas e zonas baixas.
No entanto, não houve registo de ocorrências graves.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Espaços visam a promoção da leitura junto das crianças. Pontos Biblioteca disseminados pelas escolas básicas de Cantanhede

 
As escolas básicas de Ourentã, Gesteira e Corticeiro de Cima já contam com um Ponto Biblioteca, espaços educativos que representam um investimento claro no futuro das crianças e da comunidade.
Este projeto, dinamizado em estreita articulação pelos agrupamentos de escolas, a Rede de Bibliotecas Escolares, juntas de freguesia e o Município de Cantanhede, nasce com um propósito muito relevante: promover a leitura, a literacia e o desenvolvimento integral das crianças, criando um ambiente apelativo, acessível e estimulante para o contacto com os livros, com o conhecimento e com a aprendizagem desde a infância.
Presente nas sessões que assinalaram a abertura destes três espaços – um outro irá abrir na Escola Básica de Cordinhã -, o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, começou por destacar que “a leitura é uma ferramenta essencial para o sucesso escolar, para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a construção de cidadãos mais informados, participativos e conscientes”, elogiando também “o valor do trabalho em rede quando o objetivo comum é a educação e a formação das novas gerações”.
A leitura ajuda a criança a questionar, interpretar e refletir sobre o mundo, formando indivíduos mais informados e conscientes. Daí que promover a leitura desde a infância seja um investimento no futuro”, complementou, garantindo que “a Biblioteca Municipal e a Divisão da Educação da autarquia continuarão disponíveis para apoiar iniciativas que promovam a leitura e o acesso ao conhecimento”.
Que estes pontos biblioteca sejam utilizados e que daqui nasçam muitos leitores curiosos, críticos e entusiastas”, concluiu.

MARINHA GRANDE RECEBE REFORÇO DE 52 MILITARES DA MARINHA PORTUGUESA PARA APOIO TÉCNICO

 O concelho da Marinha Grande recebeu hoje, 5 de fevereiro, 52 militares da Marinha Portuguesa para reforçar os trabalhos de apoio técnico e especializado em várias áreas essenciais. 
Este contingente integra profissionais com competências em engenharia, eletrotecnia, saneamento, mecânica, operações de cobertura e estabilização de telhados, permitindo acelerar e qualificar intervenções consideradas prioritárias no território.

Os militares atuam em colaboração direta com os serviços municipais, contribuindo com equipas especializadas e equipamento técnico para operações de avaliação, reparação e melhoria de infraestruturas.
O Município da Marinha Grande expressa publicamente o seu profundo agradecimento à Marinha Portuguesa pela disponibilidade imediata e pelo reforço humano e técnico, sublinhando que esta cooperação representa um contributo fundamental para assegurar a resposta eficaz às necessidades atuais do concelho.

A autarquia destaca ainda o espírito de serviço público demonstrado até ao momento dos militares envolvidos provenientes de todas as Forças Armadas, cujo trabalho tem impacto direto na segurança, bem‑estar e qualidade de vida da população.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Eleições Presidenciais 2026 (2.º Sufrágio) - Mesas de Voto no Concelho da Marinha Grande

 A Câmara Municipal da Marinha Grande informa a população sobre a organização do ato eleitoral referente ao 2.º sufrágio das Eleições Presidenciais 2026, que terá lugar no próximo dia 8 de fevereiro de 2026, entre as 08h00 e as 19h00.
Para garantir o normal funcionamento do processo eleitoral e facilitar o acesso dos eleitores, divulgam‑se os locais das mesas de voto distribuídos pelas três freguesias do concelho:

Freguesia da Marinha Grande
• Escola Básica Guilherme Stephens – Marinha Grande
• Sociedade Desportiva e Recreativa do Pilado e Escoura
• Associação MOHER – São Pedro de Moel

Freguesia da Moita
• Escola Básica da Moita

Freguesia de Vieira de Leiria
• Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
• Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira
• Centro Pastoral N. Senhora D’Ajuda – Passagem

A autarquia apela à participação cívica de todos os eleitores, destacando a importância do exercício do direito de voto para o reforço da democracia.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | REABERTURA PARCIAL DAS ESCOLAS DO CONCELHO A 5 DE FEVEREIRO

 O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, esteve hoje, 4 de fevereiro, no concelho da Marinha Grande para observar no terreno as condições das escolas afetadas pela depressão “Kristin”. A visita decorreu durante a tarde e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal e da Vereadora da Educação, Carla Santana.
A comitiva deslocou‑se às escolas de Vieira de Leiria, as mais atingidas pelo mau tempo, para acompanhar os levantamentos de danos, os trabalhos em curso e as necessidades mais urgentes de intervenção.
Várias escolas do concelho da Marinha Grande irão reabrir parcialmente esta quinta‑feira, 5 de fevereiro de 2026, após equipas técnicas municipais e da Proteção Civil terem confirmado que os estabelecimentos reúnem condições de segurança para retomar as atividades.
As decisões foram tomadas pela Câmara Municipal, pelo Ministério da Educação e pelos A


grupamentos de Escolas, na sequência de avaliações realizadas nos últimos dias, após os danos provocados pela depressão “Kristin”. A autarquia reforça que a prioridade continua a ser garantir a segurança de toda a comunidade educativa.

No dia 5 de fevereiro, vão reabrir as seguintes escolas:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE
EB de Casal de Malta  (EB + JI)
EB Francisco Veríssimo  (EB + JI)
EB da Moita  (EB + JI)
Escola Secundária Acácio Calazans Duarte

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE
EB do Engenho  (EB + JI)
EB Nery Capucho

Deslocalização de salas
JI Picassinos (vai funcionar nas instalações da EB Nery Capucho) 

As AAAF, CAF e AEC estarão a funcionar com a normalidade habitual, só nestas escolas indicadas.

Será reavaliada a abertura dos restantes estabelecimentos de ensino e comunicado assim que oportuno.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

FORMAÇÃO “EDUCAÇÃO, PORQUÊ, PARA QUEM: PROPOSTAS PARA O ATO DE ENSINAR” COM ROBERTO BARROS E RAQUEL VARELA

No próximo dia 21 de fevereiro, entre as 14h00 e as 20h00, terá lugar a ação de formação “Educação, Porquê, Para Quem: Propostas para o Ato de Ensinar” no auditório Biblioteca Municipal de Silves.

Dinamizada pelos professores Roberto Barros e Raquel Varela, a formação será concretizada por meio de uma aula-oficina, com perspetivas didáticas concretas, que visa ensinar conceitos complexos e conhecimentos sistematizados no ensino básico e secundário, fornecendo aos formandos ferramentas científicas e pedagógicas que possibilitem lecionar "tudo a todos".
A iniciativa promovida pelo Município de Silves é gratuita e aberta ao público em geral, sendo acreditada para docentes. Para este efeito, o público docente deverá efetuar a sua inscrição na página do Centro de Formação de Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves (CFAE) através do seguinte link: http://www.als.cfae.pt.

O telefone 282 440 800 (ext.: 2620) e o endereço de correio eletrónico educacao@cm-silves.pt são os contactos disponíveis para o fornecimento de informações adicionais sobre a atividade.

Esperamos por si!

 

MARCHA DOS NAMORADOS DIA 15 DE FEVEREIRO EM SILVES. Atividade integrada na 10.ª Mostra Silves Capital da Laranja

Silves prepara-se para receber mais uma edição da Marcha dos Namorados, no dia 15 de fevereiro, pelas 10h00, com ponto de encontro no espaço exterior da FISSUL.
O evento com selo de certificação "Calendário Regional de Marcha e Corrida 25/26", do IPDJ, tem a opção de dois percursos, de acordo com a preparação física dos participantes. Um percurso de 5 km, com grau de dificuldade baixo, totalmente urbano, e outro de 10 km, com grau de dificuldade médio/alto, a realizar em zona urbana e serra. Ambos os trajetos terminam na FISSUL.
As inscrições estão abertas, podendo ser efetuadas online (até às 17h00 do dia 14 de fevereiro) através do link https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=32677 , ou junto do setor de Desporto, localizado no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, ou através dos contactos disponíveis: 282 440 270 / desporto@cm-silves.pt. Os interessados podem ainda inscrever-se nas Juntas de Freguesia do concelho, onde poderão, também, reservar o seu lugar nos autocarros disponibilizados pelo Município (lugares limitados). As inscrições podem ainda ser realizadas no próprio dia, no local, até meia hora antes do início da atividade.

Relembramos que a Câmara Municipal de Silves continua a dinamizar a campanha “Lixo Zero 0 – ambiente 100”, uma aposta que pretende sensibilizar todos os
participantes para a necessidade de redução do lixo e diminuição da pegada ambiental. Neste sentido, é pedido a cada participante que traga a sua garrafa/cantil para que, durante a prova, a organização possa enchê-la.

Organizada pelo Município de Silves e integrada na 10.ª Mostra Silves Capital da Laranja, a Marcha dos Namorados conta com a parceria do IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude; Programa Nacional de Marcha e Corrida; Plano Nacional de Ética no Desporto; Programa Nacional de Desporto Para Todos e com o apoio do Agrupamento de Escolas de Silves; da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Silves; Comando Territorial de Silves da Guarda Nacional Republicana; Farmácia da Associação de Socorros Mútuos João de Deus; Frutas Martinho - Sociedade Agrícola, Lda; Guilherme José Coelho Unipessoal, Lda; Machorro & Filhos, Lda e Parafrutas - Produção e Comércio de Frutas, Lda.

Participe, e comemore connosco Silves Capital da Laranja e o Dia dos Namorados.

 

Silves | 10.º FIM DE SEMANA COM SABOR A LARANJA DE 13 A 15 DE FEVEREIRO


A iniciativa promovida pelo Município de Silves e inserida na Mostra Silves Capital da Laranja dedica três dias à gastronomia da laranja de Silves, enaltecendo as características de qualidade únicas da rainha do pomar e demais citrinos produzidos no concelho de Silves.
São 17 os restaurantes participantes nesta edição e prometem deliciar os seus clientes com a confeção de pratos à base dos sabores cítricos: Art'aska - Restaurante Bar and Wine Shop, Café Inglês, Churrasqueira Valdemar, Marisqueira Casa Velha, Marisqueira Rui, Mosaiko - Restaurante & Suites, Nova Mesquita, O Barradas, O Pina, O Segredo das Avós, Parsley & Thyme (Salsa & Tomilho), Pérola do Arade, Ponte Romana, Recanto dos Mouros, Sushi Love, Ú Monchiqueiro 1, Ú Monchiqueiro 2.

As ementas variadas, que têm como ingrediente principal a tão apreciada laranja de Silves, ganham ainda mais sabor regadas com um bom Vinho de Silves, e complementadas com deliciosas sobremesas cítricas.

Aqueles que fizerem as suas refeições nos restaurantes aderentes podem habilitar-se a ganhar um dos três fins de semana, em três unidades hoteleiras do concelho, que serão sorteados durante o fim de semana.

Para isso, os participantes devem preencher o cupão do concurso, anexar a fatura da refeição e colocar na tômbola. O sorteio terá lugar na tarde de 15 de fevereiro, no recinto da 10.ª Mostra Silves Capital da Laranja.

O evento conta com o apoio do Hotel Colina dos Mouros, da Ponte Romana Alojamento e Hotel Vila Galé Náutico.

Proença-a-Nova | Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Proença-a-Nova aberto para discussão pública


O Município de Proença-a-Nova informa que abre esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, o período de consulta pública do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Proença-a-Nova, cuja proposta estará disponível para consulta, em formato digital, no site oficial e fisicamente no edifício dos Paços do Concelho.

Esta fase do processo permite que cidadãos, entidades e empresas interessadas participem ativamente nos processos de decisão, através da apresentação de contributos que constituem uma mais-valia para a prossecução dos objetivos do plano.
Os interessados podem apresentar, até ao dia 19 de março de 2026, observações e sugestões que considerem necessárias e pertinentes, devidamente fundamentadas e acompanhadas da identificação completa do respetivo subscritor. Para o efeito, deverá ser preenchida a “Ficha de Participação”, disponível no site do Município. As participações podem ser enviadas por correio eletrónico para protecaocivil@cm-proencanova.pt, entregues presencialmente no Serviço de Proteção Civil Municipal ou remetidas por correio postal para a morada Avenida do Colégio, 6150-401 Proença-a-Nova.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Proença-a-Nova é um documento elaborado pela Câmara Municipal, ajustado às características locais, que estabelece as orientações relativas ao modo de atuação dos diversos organismos, serviços e estruturas envolvidos em operações de Proteção Civil. Este instrumento visa reforçar a capacidade de resposta e a reposição da normalidade, contribuindo para a minimização dos efeitos de acidentes graves ou catástrofes.

Concluído o período de consulta pública, será elaborado um relatório com os contributos recolhidos que, após análise, serão integrados no documento final. Este seguirá depois para emissão de parecer pela Comissão Municipal de Proteção Civil e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Após a obtenção de pareceres favoráveis, o plano será submetido à aprovação da Assembleia Municipal de Proença-a-Nova, culminando com a sua publicação em Diário da República.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos




Proença-a-Nova | Município volta a garantir transportes para a segunda volta das eleições presidenciais


O Município de Proença-a-Nova informa que, à semelhança do que aconteceu na primeira volta do ato eleitoral para presidente da República, irá assegurar transporte gratuito aos eleitores no dia das Eleições Presidenciais de 2026, a decorrer este domingo, dia 8 de fevereiro. com o objetivo de facilitar o exercício do direito de voto, em particular às populações residentes em localidades mais afastadas das respetivas secções de voto. Consulte aqui todo o calendário definido.
Na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, para a secção de voto de Sobreira Formosa, o transporte realiza-se às 09h00 a partir de Esfrega e Fórneas, às 11h30 com passagem por Cunqueiros, Pedras Brancas, Ribeira Vale da Ursa, Vale da Ursa, Castanheira, Souto e Casa Nova, às 13h30 desde Sobral Fernando, Maxiais, Giesteiras e Figueira, e às 15h00 com origem em Venda, Penafalcão, Fróia e Oliveiras. Para a secção de voto de Alvito da Beira, o transporte está previsto às 14h30 a partir de Cerejeira, Vales e Sobrainho dos Gaios e às 15h15 desde Herdade, Dáspera e Mó.

Na União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, para a secção de voto de Proença-a-Nova, o transporte parte às 09h45 de Corgas e Fatelo, tendo em conta que a missa se inicia às 09h00 nas Corgas, às 11h00 a partir de Malhadal, Sarzedinha e Corujeira, após a missa que começa às 10h15 no Malhadal, às 12h15 desde Cimadas Cimeiras e Fundeiras, Vergão e Maljoga, e às 15h00 a partir de Casalinho, Vale Urso, Vale Porco, Casais e Galisteu. Para a secção de voto do Vale de Água, o transporte está previsto às 15h00 com origem em Vale da Carreira, Caniçal e Pergulho. Para a secção de voto do Peral, o transporte realiza-se às 08h45 a partir de Vale da Mua e às 10h45 desde Vale Clérigo, Estevês, Vale Videiros, Pedra do Altar e Junceira, aguardando-se pelo final da missa na Pedra do Altar.

Na freguesia de São Pedro do Esteval, o transporte para a secção de voto realiza-se às 09h00 a partir de Murteirinha, Borracheira, Monte Fundeiro e Palhota, às 10h00 desde Padrão e Vale Canhestro, às 10h30 a partir de Redonda e às 11h30 desde Lameira d’ Ordem e Lameira Martins.

Na freguesia de Montes da Senhora, o transporte está previsto às 09h00 com origem em Rabacinas e Chão do Galego, às 10h00 desde Carregais, Carregal, Lameira e Ferraria e às 11h00 a partir de Casalinho, Casal da Ribeira, Ponte do Alvito, Catraia e Chão Redondo.

O Município de Proença-a-Nova apela à participação cívica de todos os eleitores, reforçando que esta medida pretende garantir melhores condições de acesso às secções de voto e promover uma participação democrática mais inclusiva.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos





Proença-a-Nova | Governo aprova medidas de apoio à população após tempestade Kristin


Na sequência da tempestade Kristin, que provocou prejuízos significativos em diversos concelhos da região centro, incluindo Proença-a-Nova, o Governo aprovou, em Conselho de Ministros extraordinário realizado a 1 de fevereiro, um conjunto de medidas excecionais destinadas a apoiar a recuperação das populações, das empresas e das atividades agrícolas e florestais afetadas.
Entre as principais medidas destaca-se a criação de apoios diretos até 10.000 euros para obras de reconstrução em habitação própria e permanente, aplicáveis nos casos em que não exista cobertura de seguro, bem como apoios em condições equivalentes para a recuperação de explorações agrícolas e florestais. Estes processos serão acompanhados por vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em articulação com as câmaras municipais, mais próximas da população local.

No plano social, foram aprovados apoios financeiros diretos a famílias em situação de carência ou perda de rendimentos, podendo atingir 537 euros por pessoa ou 10.075 euros por agregado familiar. As empresas localizadas nas zonas afetadas beneficiarão de isenção de contribuições para a Segurança Social durante doze meses e da aplicação de um regime simplificado de lay-off por três meses.

Para reforço da liquidez, foi definida uma moratória de 90 dias para empréstimos às empresas e para crédito à habitação própria e permanente, bem como a criação de linhas de crédito destinadas a apoiar a tesouraria e a recuperação das estruturas empresariais afetadas. Foi ainda aprovada uma moratória fiscal até 31 de março, permitindo o adiamento das obrigações fiscais para o final do mês de abril.

Com o objetivo de acelerar a recuperação, foi estabelecido um regime excecional de simplificação administrativa, que dispensa licenciamento e controlo prévio em obras de reconstrução, públicas e privadas, minimizando o impacto burocrático. O Governo decidiu igualmente reforçar o investimento público na recuperação de infraestruturas e equipamentos públicos, através de verbas a canalizar para a Infraestruturas de Portugal e para as CCDR.

Para garantir uma resposta coordenada no terreno, será criada uma estrutura de missão para a recuperação das zonas afetadas, com sede em Leiria, assegurando a articulação entre o Governo, as autarquias e as entidades locais.

Estas medidas visam garantir uma resposta rápida e eficaz às consequências da tempestade Kristin, apoiando a recuperação de concelhos como o de Proença-a-Nova e a reposição das condições de vida e de atividade económica da população mais próximas da normalidade.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | AEBB mobiliza apoio às empresas afetadas pela Depressão Kristin na Beira Baixa


A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) encontra-se a desenvolver um conjunto de ações de apoio às empresas da região afetadas pelos impactos provocados pela Depressão Kristin, que causou prejuízos significativos em vários concelhos da Beira Baixa.

No âmbito desta atuação, a AEBB está a colaborar ativamente com os Ministérios da Economia e das Infraestruturas e com a Estrutura de Missão para a Reconstrução, promovendo o levantamento sistemático dos prejuízos sofridos pelas empresas. Para esse efeito, foi disponibilizado um inquérito dirigido às empresas afetadas, cujo preenchimento é fundamental para uma resposta mais célere e eficaz por parte das entidades competentes.
Paralelamente, a AEBB está a reunir, organizar e divulgar informação sobre as medidas de apoio disponibilizadas pelo Governo, incluindo linhas de crédito, apoios financeiros e medidas de tesouraria, em articulação com entidades como o Banco Português de Fomento, a Autoridade Tributária, a Segurança Social, o IEFP, a CCDRC e os Municípios.

A associação disponibiliza ainda apoio técnico especializado através da sua Linha de Apoio, esclarecendo dúvidas, apoiando as empresas na preparação de candidaturas aos mecanismos de apoio existentes e facilitando contactos úteis para a recuperação e reconstrução das infraestruturas afetadas.

Com esta iniciativa, a AEBB reafirma o seu compromisso com o tecido empresarial da Beira Baixa, promovendo uma resposta coordenada, solidária e orientada para a recuperação económica da região, reforçando simultaneamente a resiliência das empresas face a futuros eventos extremos.

Para aceder à lista de contactos e obter apoio personalizado, contate a AEBB através do número 272 340 250 (chamada para a rede fixa nacional) ou através do e-mail sonia.azevedo@aebb.pt

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



Proença-a-Nova | ICNF abre concurso para reforço da gestão florestal e prevenção de incêndios rurais


O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou que estarão abertas, desde o dia 2 de fevereiro, até 15 de março deste ano, candidaturas ao aviso do Programa MAIS Floresta: Reforço de Capacidade de Atuação – Apoio à Gestão Florestal e Redução da Carga Combustível, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este aviso tem como principal objetivo contribuir para uma prevenção mais eficaz e redução do risco de incêndio rural, através do reforço da capacidade de intervenção das entidades responsáveis pela gestão da carga combustível, promovendo simultaneamente a modernização do setor florestal e a melhoria das condições de trabalho dos seus agentes.

Com uma dotação significativa, destacando-se 4 milhões de euros para a Região Centro, o apoio abrange todo o território de Portugal Continental e destina-se a micro, pequenas e médias empresas (PME) que desenvolvam atividade no setor florestal e se enquadrem nas seguintes: Silvicultura e outras atividades florestais, exploração florestal, serviços de apoio à silvicultura e à exploração florestal.

O financiamento assume a forma de subvenção não reembolsável, com um montante máximo de apoio até 150 mil euros por candidatura aprovada, sendo aplicável uma taxa máxima de financiamento até 60%, de acordo com a tipologia de equipamento e os limites definidos no aviso. São elegíveis investimentos destinados a reforçar a capacidade operacional das empresas, nomeadamente a aquisição de equipamentos mecânicos para gestão de combustível, tratores para operações florestais, máquinas telecomandadas para gestão de combustível, como robots destroçadores, e máquinas para a trituração de ramos e galhos.

As candidaturas devem ser submetidas através do Sistema de Gestão de Candidaturas do ICNF, sendo a seleção efetuada de acordo com a ordem de submissão e até ao limite da dotação disponível. O aviso completo, com todas as condições de elegibilidade, critérios de apoio e procedimentos de candidatura, encontra-se disponível nos sites institucionais do ICNF e do Plano de Recuperação e Resiliência.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos