sexta-feira, 11 de março de 2016

360º -- Os ministros sabem gerir (o seu) dinheiro? E Lula pode mesmo ser detido?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Lula pode ser detido. Pela primeira vez a Justiça brasileira, através do Ministério Público de S. Paulo, pediu a prisão preventiva do ex-presidente do Brasil. Motivo: mais uma investigação -- o caso triplex, relacionada com a propriedade de um apartamento de luxo no litoral paulista, que corre em paralelo ao processo Lava Jato. Estão em causa crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. A decisão está agora nas mãos de uma juíza, mas o cerco aperta-se. Basta ver estainfografia do Globo. O advogado de Lula diz que o queremamordaçar e da Venezuela chega o apoio de Maduro, quecompara Lula a Mandela.

Leiam-se os principais jornais do Brasil. No Estadão, Luis Fernando Veríssimo critica a atitude da Justiça brasileira e fala em CarnavalEm sentido contrário, O Globo elogia em editorial a luta contra a corrupçãoNa Folha, Clóvis Rossi pergunta se "Vai haver golpe"? Este jornal diz mesmo que só a renúncia de Dilma pode acalmar o Brasil. E o Globo avança que a "Presidenta" convidou Lula para ser chefe da sua Casa Civil e assim ganhar estatuto privilegiado.

Por cá, no caso Sócrates, o procurador Amadeu Guerra deu uma (rara) entrevista à Lusa onde disse que o Ministério Público quer terminar a investigação da Operação Marquês rapidamente, no prazo de 60 dias. Um verão quente?

O Tribunal de Contas faz um alerta importante. Num
relatório de fiscalização aos contratos feitos por entidades públicas entre o 2009 e meados de 2013, o TC chegou à conclusão que os contratos que reduziram as obras previstas podem custar ainda mais. O problema maior pode vir das Estradas de Portugal (hoje Infraestruturas de Portugal) e da Parque Escolar.

Outro tipo de notícias. António José Seguro regressou à vida política. Bem, pelo menos por umas horas. Há um ano e meio afastado dos holofotes e dos palcos públicos, o ex-líder do PS apresentou o seu livro -- “Reforma do parlamento português. O controlo político do governo” -- num auditório da Universidade Autónoma repleto de gente ilustre, de todos os partidos (mas maioria PS, claro). Uma tentação? Seguro disse que não: É "um homem livre" que faz o que lhe "apetece" e que não pensa em "nenhum regresso à vida partidária" porque "há muita vida além" dela.

Nas primárias dos EUA, antes da 'nova' super terça-feira onde a Florida vai jogar o papel principal, houve esta madrugadadebate republicano naquele estado. A jogar em casa, Marco Rubio ganhou alguns pontos, mas o tom da discórdia parece começar a baixar, diz o NYT. Ontem, o embaixador americano em Lisboa criticou duramente Trump.

Já em Espanha, o ambiente político está tão crispado que o Congresso chumbou pela primeira vez um acordo do Governo com a União Europeia. Em causa, a crise dos refugiados.


Informação relevante
E Draghi pôs mesmo dinheiro na hélice do helicóptero:o BCE vai cortar juros, aumentar compras de dívida e lançar uma nova operação de injeção de liquidez em que, na prática, os bancos vão receber dinheiro para emprestar à economia. O Edgar Caetano ouviu os pormenores deste plano engenhoso e explica tudo o que ele implica. É melhor não sermos otimistas: O BCE fez muito, mas ficou a sensação de que não fará muito mais – e os mercados voltaram a cair.

Preocupado com os problema dos mercados, o comissário dos assuntos económicos, Pierre Moscovici esteve em Lisboa onde tentou esvaziar a polémica do plano A e do plano B sobre o Orçamento português.  Disse que não deu "sermões", mas que tentará "persuadir" o Governo antes da apresentação do Plano de Estabilidade e Crescimento em abril, para que se ultrapassem as lacunas da economia portuguesa. Uma diplomacia discreta que António Costa depressa destacou. Mas a pressão vem desde o Carnaval, quando Alemanha, Holanda e Áustria exigiram o plano B português. E os alemães vão insistir noticia o Nuno Martins.

As primeiras medidas do Orçamento foram entretanto aprovadas no Parlamento. Como o novo apoio a desempregados de longa duração, proposto pelo PCP. A subida do abono de família em 0,5% para o segundo e terceiro escalões e o Complemento Solidário para Idosos, ideia do Bloco. Ou a proposta do PS de que a garantia de dois mil milhões para o Fundo de Resolução bancária sai do OE.

Como lhe dei conta já ontem, foram reveladas 22 mil fichas de inscrição de soldados no autoproclamado Estado Islâmico que podem ajudar (e muito) na luta contra o grupo terrorista. As autoridades portuguesas -- Serviços Secretos e Ministério Público -- estão a analisar  lista para ver quantos portugueses estão envolvidos sendo que não devem aparecer novidades em relação a quem são os jihadistas nacionais.Como curiosidade, estas são as 23 perguntas a que têm de responder.

Marcelo Rebelo de Sousa termina hoje, no bairro doCerco, no Porto, as cerimónias da sua tomada de posse.Uma posse de que Ascenso Simões (o diretor de campanha de Costa que caiu com o caso dos cartazes) não gostou. Ontem, em Lisboa, Marcelo disse apostar sem hesitações na Europa e defendeu o "brilhantismo" de António Guterrespara secretário-geral da ONU. Quem aconselha Marcelo?  São estes os homens do Presidente, um a um, elencou-os a Rita Dinis.

De Marcelo para o seu clube, o Sp. Braga. Na Liga Europa, os bracarenses perderam na Turquia com o Fenerbahçe de Vítor Pereira. Mas o resultado (0-1) permite à equipa de Paulo Fonseca (e ao novo Presidente, seguramente), ainda sonhar com a passagem aos quartos de final.

No ranking das 200 melhores universidades e faculdades europeias de 2016, da Times Higher Education, há apenas uma instituição portuguesa. No topo da lista, dominada pelo Reino Unido e pela a Alemanha, ficou a famosa Oxford University. O Instituto Superior Técnico está na posição 181.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, quer que os países que fornecem tropas para integrar as missões dos Capacetes Azuis punam severamente os casos de abusos sexuais que têm sido conhecidos. Há militares a trocar bolachas por sexo.

Os nossos Especiais
Os ministros de António Costa sabem gerir dinheiro? A pergunta pode parecer retórica, mas o David Almas foi analisar o património dos principais membros do Governo, António Costa incluído, e descobriu os dez erros mais tradicionais que os governantes fazem ao investir. Por isso a resposta à pergunta inicial é não, o deles não sabem. Ora veja lá o que eles fizeram mal (e divirta-se com as ilustrações da Andreia Reisinho Costa).

Susana Esteban, no Alentejo. Filipa Pato, na Bairrada. Filipa Tomaz da Costa, em Setúbal, Marta Soares, em Lisboa, Olga Martins, no Douro. O que une estas cinco mulheres de norte a sul de Portugal? A Ana Cristina Marques conta-nos: são todas mulheres do vinho, enólogas, produtoras e CEO's.

Portugal quer receber 10 mil refugiados, mas ainda só cá chegaram cerca de 200De Lisboa a Gouveia, há casas vazias, que esperam por esses refugiados que tardam em chegar. O João Almeida Dias foi espreitá-las.
 
Notícias surpreendentes

É um cliché, eu sei. Mas há mesmo fotos que valem mais do que mil palavras. 
Esta é uma delas. A imagem mais icónica da Grande Depressão de 1929 mostra Florence, 32 anos, sete filhos, muitas rugas, uma tenda para viver e pássaros caçados pelas crianças para comer durante a maior crise de sempre dos EUA. 80 anos depois, há mais fotos e conhece-se finalmente toda a sua história. A de Florence e a de Dorothea Lange, que a fotografou.

Por falar em fotografias, veja ainda estas. São de 45 dos mais conhecidos lugares do mundo. Mas será que os consegue reconhecer desta perspetiva, lá do alto?

Ainda pelo mundo, saiba que há cidades que não são para qualquer carteira. Um estudo feito pela The Economist Intelligence Unit (EIU) revela quais as 10 cidades mais caras para se viver em 2016.

Por cá, com o fim de semana à porta, há muitas e boas sugestõesComo o tempo vai ajudar, a Sara Otto Coelho pensou nisso e dá-lhe várias hipóteses. Seleccionei estas: os concertos de Ana Moura começam a norte, em Guimarães; nas Caldas, tocam os Diabo na Cruz; em Lisboa, o Campo Pequeno recebe todos os musicais de Chico Buarque num só.
 
Da minha parte, desejo que aproveite o bom tempo e o fim de semana de descanso, se for esse o caso (ignorando todas as indiretas de Chico Buarque na Ópera do Malandro). Mas tendo sempre o Observador à distância de um clique, para poder estar bem informado e receber as melhores sugestões. Já sabe que vamos em acompanhar em direto o Congresso do CDS-PP que marca o adeus de Paulo Portas e a entrada de Assunção Cristas. Fique connosco. Para a semana regressa o Miguel Pinheiro.

Tenha um bom e feliz  fim de semana!
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário