sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

360º - A promessa surpreendente de Assunção Cristas; a guerra na arbitragem; e o que é melhor para o Novo Banco: vender, nacionalizar ou liquidar?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a guerra (em curso) à arbitragem levou a que fosse ativado o plano de segurança especial de proteção aos árbitros. Mais de cem polícias foram destacados para proteger os árbitros e as suas famílias, escrevem hoje o JN e o CM. Ontem de manhã Artur Soares Dias, o árbitro que vai apitar o próximo jogo do FC Porto, disse ter sido ameaçado de morte por membros da claque Super Dragões (que negam) e apresentou queixa à polícia à tarde. Ao início da noite, o líder da APAF, a associação de árbitros de futebol, foi também ameaçado e insultado. Tudo aconteceu depois de críticas muito duras de Sporting e FC Porto que levaram o Conselho de Arbitragem a marcar uma reunião de emergência com todos os clubes.

Três dos menores com menos de 16 anos que agrediram barbaramente um colega em Almada vão ser sujeitos a medidas educativasO quarto agressor, por ter mais de 16 anos, é considerado imputável para a Justiça. O vídeo chocante circulava na internet desde novembro mas só ontem foi tornado público, levando a polícia a ouvir os suspeitos. O jovem agredido com vários pontapés na cabeça tem 15 anos e diz que tudo começou com um "mal-entendido", por causa de umas "curtes".

Foi encontrada a mulher de 37 anos desaparecida em Grândola há cinco diasEstava em casa do ex-companheiro que desde o início era suspeito do rapto e de violência doméstica. Estará ferida com gravidade.

A sobrelotação nas Urgências está a fazer com que alguns hospitais já não aceitem mais doentes transportados pelo INEM. A medida, prevista desde novembro no plano de contingência para evitar urgências congestionadas, já foi aplicada no Amadora-Sintra e no Garcia de Orta, segundo o DN.

O Estado iraquiano já respondeu ao Governo português sobre o caso das agressões dos filhos do embaixador do Iraque a um jovem de Ponte de Sor. Mas não se sabe se a resposta foi ou não no sentido de levantar a imunidade diplomática. Só hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros tomará posição.

Uma última informação se é da zona de Lisboa. O piso abateu na Avenida Padre Cruz e três faixas foram cortadas para quem vem de Odivelas para a capital.



Outra informação relevante
Vender, nacionalizar ou liquidar? O que é melhor para o Novo Banco? O Edgar Caetano foi ouvir especialistas sobre os prós e os contras das três soluções em cima da mesa. O cenário de nacionalização ganha cada vez mais força.
Na outra polémica bancária que marca a atualidade, Campos e Cunha lançou ainda mais lenha para a fogueira da Caixa Geral de Depósitos. O antigo ministro das Finanças disse no Parlamento  que nos quatro meses que esteve no Governo foi "pressionado por José Sócrates para demitir o presidente da CGD e a administração da CGD" tendo-lhe "sido sugeridos os nomes de Santos Ferreira e António Vara”.

Os juros da dívida portuguesa superaram a barreira dos 4% a 10 anos. Atingiram o máximo dos últimos 11 meses e fizeram tocar os alarmes. Este valor tinha sido considerado o limite do "conforto" pela agência DBRS, a única que mantém Portugal acima de lixo. 

Na política caseira, destaque ainda para novas pressões da esquerda que suporta a maioriaBloco e PCP avançaram com várias iniciativas para forçar o Governo socialista a rever a posição assumida nas PPP da Saúde.

O Parlamento discutiu também duas petições sobre a Uber. As reações mais inflamadas vieram igualmente da esquerda. O Bloco falou em "escravatura moderna de empresa abutre". O PCP recusou qualquer privilégio a multinacionais.

Já sobre Almaraz houve um consenso na Assembleia. Os Verdes propuseram e todos os partidos apoiaram a apresentação de um voto de condenação ao novo armazém da central nuclear espanhola, que fica a 100 km da fronteira portuguesa. As críticas estendem-se ao próprio Governo da Extremadura espanhola.

Da Birmânia chega uma nova foto símbolo, que já está a correr mundo. Depois de Aylan Kurdi, cujo pequeno corpo deu à costa numa praia turca, ter chamado a atenção para o drama dos refugiados, é uma imagem quase igual de um bebé da birmanês, Mohammed Shohayet, a mostrar o sofrimento da minoria étnica muçulmana rohingya naquele país. A reportagem-denúncia para que o mundo não ignore o caso é da CNN.

Na Turquia, novo atentado. Em Izmir, um carro explodiu junto a um tribunal e fez pelo menos 10 feridos. A polícia abateu dois dos suspeitos, mas um continua em fuga. Já sobre o terrorista do massacre da noite de Ano Novo em  Istambul, sabe-se agora que pode ter tido ajuda de cúmplices.



A nossa Opinião



Os nossos Especiais
Assunção Cristas faz uma surpreendente promessa política na entrevista ao Miguel Pinheiro e à Rita Dinis. A líder do CDS candidata à Câmara de Lisboa garante que se for eleita não abdicará da autarquia para ir para um futuro governo de direita. Pode ver a entrevista na íntegra aqui. Ou ler este resumo em 15 tweets.

Entre outubro 1959 e julho 1961, o peruano Seminario deslumbrou Portugal: com a camisola do Sporting, fez 49 jogos e marcou 19 golosAgora em Maiorca, o extremo-esquerdo dos anos 50/60 ensina a família Nadal a jogar futebol (Miguel Ángel) e ténis (Rafael). Seminário é o primeiro entrevistado do Rui Miguel Tovar para o "Questões do Forno Interno" de 2017.



Notícias surpreendentes


Fazer reclamações ou pedir pechinchas é normal. Mas nos hotéis portugueses já se ouviram as queixas mais caricatas dos clientes. Ora confirme a lista de testemunhos de profissionais da hotelaria.

E qual é o anjo mais influente da Victoria's Secret? Não, não é Sara Sampaio. Mas também fala português (com sotaque).

Esta é uma má ideia para quem está de dieta depois das Festas. É que janeiro parece ser o mês da engorda, tantos são os eventos gastronómicos de relevo em Lisboa.

Já para manter o cérebro activo no fim de semana, fica este desafio lançado pelos serviços secretos da Holandatem até 16 de janeiro para impressionar os espiões holandeses e o enigma criado pelos seus decifradores de códigos. São doze páginas repletas de contas matemáticas e jogos de palavras.

Nos recantos mais obscuros da Internet, há personagens fictícias macabras, transações financeiras estranhas e crimes atrozesAtreva-se a conhecer 20 sites  com histórias por explicar. Alguns são assustadores.

No Observador fazemos exatamente o contrário: explicamos-lhe as histórias e toda a informação do dia. Passe por cá.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário