sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Empreendedorismo no primeiro ciclo pretende chegar a 1000 alunos

As mascotes do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, Gaspar e Inês, foram apresentadas aos 19 presidentes dos Municípios que compõem a CIM Região de Coimbra num momento que antecedeu a reunião do Conselho Intermunicipal, realizada esta quinta-feira no auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, na Lousã.
Recorde-se que na 4ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, a CIM Região de Coimbra alargou, pela primeira vez, a sua intervenção às escolas do 1.º ciclo do ensino básico, sendo que as mascotes Gaspar e Inês são elementos de promoção do programa junto destes alunos. Através do alargamento da intervenção do programa às escolas do 1.º ciclo, a CIM Região de Coimbra espera envolver perto de 1000 alunos nesta ação de estímulo ao empreendedorismo.
Pretende este projeto proporcionar aos alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos 19 Municípios da maior comunidade intermunicipal do nosso País, noções e conhecimentos que poderão ser apreendidos desde idades mais jovens, estando, para isso, desenhadas um conjunto de atividades ajustadas aos diferentes perfis. Este projeto inicia-se com o dia da visita ao respetivo estabelecimento de ensino, da “aventura do Gaspar”, constituída por 15 atividades que se desenvolvem em torno de uma história contada pelo personagem.
Perfil empreendedor, criatividade, comunicação e alfabetização financeira são as temáticas a desenvolver com os alunos. O calendário das visitas do Gaspar e da Inês já está definido e a aventura começa no próximo dia 11 de Janeiro. No que diz respeito ao 3.º ciclo, a 4ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” inclui, pela primeira vez, a iniciativa “Expo Empresas”.
As turmas serão desafiadas a criar a sua própria empresa tendo em consideração as características territoriais do seu município de forma particular e da Região de Coimbra de forma alargada, tendo os alunos como respetivos empresários. Mantendo-se o mesmo modelo de concurso de ideias municipais e intermunicipais para os alunos do ensino secundário e profissional.
O programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra tem como principais objetivos, o desenvolvimento de soluções educativas e de formação em empreendedorismo, baseadas num modelo de ensino próprio e na metodologia “learning by doing”, a criação de uma cultura empreendedora, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios e o desenvolvimento do empreendedorismo local.
É dedicado aos alunos/as e docentes do 1.ºciclo do ensino básico, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário/profissional dos estabelecimento de ensino dos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.
O programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo FEDER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário