sexta-feira, 5 de maio de 2017

Sal com plástico// Um anúncio louco// E as prendas do Governo (e da CGD)

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
No Reino Unido, os conservadores ganharam as eleições locais, passando no primeiro teste antes das legislativas antecipadas. Os eleitores deram más notícias ao Labour - e tiraram o Ukip do mapa. O Guardian dá-nos os detalhes neste liveblog.
Trump prometeu acabar com o Obamacare, prevendo uma "vitória incrível"depois de ter conseguido uma primeira vitória na Câmara dos Representantes.
Agora é a Delta Airlines: uma família foi expulsa de um voo, por recusar ceder o lugar do filho de dois anos. Expulsa e ameaçada com prisão.
E no futebol? José Mourinho está com um pé em mais uma final europeia, depois de vencer em Vigo com um golo solitário de Rashford.

As notícias do dia  

Começo pelo alerta na nossa manchete: Andamos a temperar a comida com sal que tem microplásticos. Sim, em Portugal também. A Andrea explica-lhe onde está o problema.
E sigo pelas prendas do Governo, que chegaram durante a noite. Como areforma antecipada, que terá novas regras - chegando rápido a 18 mil trabalhadores e custando 333 milhões de euros logo no primeiro ano (a Raquel Martins até já nos fez um guia para o novo regime das reformas, que pode ser útil consultar). Há também novidades na licença de paternidade, que passará para 20 dias obrigatórios. Já no salário mínimo, não tivemos ainda os valores para 2018, mas sim os dados de quem o recebe (conclusão: 612 mil, sobretudo jovens e mulheres).
Agora, a prenda da CGD à população de Almeida: Paulo Macedo promete um gestor de conta; aulas para os mais velhos saberem usar as cadernetas; e cartões de débito grátis para a população que protesta. A sério. Isto enquanto o PSD acusa o banco público de só manter abertos balcões em concelhos socialistas.
Falando em bancos, o dossiê Montepio voltou às mãos de Carlos Costa:a Santa Casa aguarda dados do Banco de Portugal para decidir entrada na Caixa Económica. Com um novo tom de Santana Lopes e uma folga chamada "Raspadinha".
Na política, anote a expectativa de Costa: sair de Procedimento de Défices Excessivos em dois meses. E também o recado de Maria Luís Albuquerque para Marcelo, na TSF: a ex-ministra confia mais nas agências de rating do que nas notas do Presidente.
Falando do PSDMorais Sarmento parece confiar mais em Assunção Cristas do que na candidata do seu partido a Lisboa.
E será de desconfianças que nos fala esta proposta do PS? Os magistrados devem apresentar declarações de património?
A Norte, registe dois problemas para os socialistas:  Rui Moreira ligeiramente zangado com a número dois do partido (notícia via Expresso); e o autarca de Gaia acusado de injúria e difamação, notícia do PÚBLICO.
Na Operação Marquês, duas novidades: Zeinal Bava usou o mesmo perdão fiscal que Ricardo Salgado, diz o Negócios; e uma offshore da mulher de Salgado está sob investigação (notícia do Observador). 
Não é desconfiança, mas uma dúvida: será que as notícias estão a contribuir para o problema Baleia Azul? A Clara Viana procurou as respostas dos especialistas.
Não é uma dúvida, é prevençãonem a Polícia Marítima fica fora da operação de segurança em Fátima. A operação é descrita e ilustrada pelo Luciano Alvarez.
E o que dizer sobre este anúncio num site de emprego? "Procuramos pessoas descontraídas e bem-humoradas. Dispensamos portuguesas". É caso para dizer que lhes faziam falta estas aulas sobre emoções.

Hoje na agenda
  • O Ministério das Finanças e a FESAP assinam um acordo para a negociação, até julho, do descongelamento das progressões nas carreiras no próximo ano;
  • A Moody's tem agendada uma avaliação da dívida portuguesa (é desta que muda?);
  • A pianista Olga Prats é homenageada na abertura do 52.º Festival de Sintra
  • O Sp. Braga abre a jornada de futebol, defrontando o Moreirense (sendo que amanhã há um importante Marítimo-FC Porto);
  • E o Estoril Open entra na fase decisiva, com um jogo grande esta tarde, entre os dois finalistas do ano passado: ganhará Pablo Carreño Busta ou Nicolas Almagro? 

O ípsilon e outras coisas

1. Em França, o debate deixou marcas. "E valeu a pena deixar os franceses com olhos negros com o debate presidencial mais violento de sempre?" - pergunta a Clara Barata, a nossa enviada especial a Paris. "Só se vai perceber no domingo, quando se contarem os votos. Mas viram-se as incoerências de Marine". É o mote certo para lhe entregar o texto do Jorge Almeida Fernandes: "Merci, Marine Le Pen". Assim como a crónica da Bárbara Reis ("Debater ou não com a extrema-direita, eis a questão"). A do Miguel Esteves Cardoso ("O medo e os números"). E a do Rui Tavares, (sobre "o ultra-socialista neoliberal do não-programa perigosíssimo"). Até domingo teremos mais para lhe contar. E no domingo, claro, estaremos a seguir tudo ao minuto, para lhe contar melhor.
2. O que vai mudar no futebol português com o videoárbitro? O Marco Vaza explica em 10 perguntas e respostas a ideia que promete uma revolução dentro das quatro linhas. E explica que, depois, virá outra revolução fora delas: relatórios de árbitros e castigos pesados aos dirigentes. No Editorial de hoje, é isso que eu digo:"Que venha a verdade, mas acompanhada". Como se vê, na Holanda bastou isto para mudar muita coisa
3. E o ípsilon? Mostra-nos Sílvia Pérez Cruz, uma das vozes maiores do nosso tempo. Eu, que a vi pela primeira vez há poucas semanas, fiquei encantado com esta catalã, cheia de emoção, risco e liberdade. Mas o Gonçalo Frota explica isto bem melhor do que eu. 
E há mais no ípislon de hoje: um bom álbum a solo de Ray Davies, descrito pelo Mário Lopes; o piano de Bing & Ruth, que deixou o Vítor Belanciano cheio de adjectivos; o filme "Cidade Perdida de Z", de James Gray, já visto pelo Jorge Mourinha e Luís Miguel Oliveira; uma visita ao cinema português que está no IndieLisboa; e uma prateleira de livros para folhear e escolher. 

Só mais um minuto...

Com o fim-de-semana à porta, que tal um salto à melhor praia da Europa? Fica à sua escolha qual é: a Galapinhos, escolhida por um site internacional como "a praia perfeita numa natureza intocada". Ou a sua "irmã mais civilizada", a preferida do nosso Francisco Alves Rito: "A porta principal é um trilho tortuoso, mas é o acesso ao paraíso".
Do Porto chega-nos uma proposta diferentevamos atirar os dados e escolher um cocktail? Diz a Renata que saímos sempre a ganhar.
Bom, se preferir alguma coisa mais tranquila, tem sempre as estreias da semana para conferir. Ou o Guia do Lazer para consultar. É como dizemos sempre: não importa a escolha, o que interessa é estar em boa companhia
O que lhe desejo é um fim-de-semana de luxo. E uma sexta-feira feliz.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário