sexta-feira, 5 de maio de 2017

Fátima: INEM vai ter um posto médico no santuário, um hospital de campanha e dezenas de meios

Resultado de imagem para Fátima: INEM vai ter um posto médico no santuário, um hospital de campanha e dezenas de meiosO Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai ter, pela primeira vez, um posto médico avançado junto ao santuário de Fátima, além de um hospital de campanha com bloco operatório e internamento, disse à Lusa o presidente do instituto que, reiterou que o serviço à restante população se mantém assegurado.
De acordo com Luís Meira, a decisão de montar este posto médico avançado deveu-se ao “aumento expectável de visitantes e peregrinos que vão estar no santuário” de Fátima nos próximos dias 12 e 13, tal como o Papa Francisco que ali irá canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta.
Este posto faz parte do dispositivo do INEM que inclui ainda um hospital de campanha, mais afastado do recinto, com uma resposta desenhada para dois níveis, o primeiro dos quais funcionará, quarta e quinta-feira, com “uma estrutura equivalente a um serviço de urgência básica”.
“A partir do dia 12, sexta-feira, terá uma dimensão maior com capacidade cirúrgica, reforço com várias especialidades (cardiologia, medicina interna, ortopedia, pediatria, anestesia, entre outras), capacidade de internamento em ambiente de cuidados intensivos e que nos vai permitir nas imediações do santuário ter esta capacidade de resposta muito diferenciada”, disse Luís Meira.
Em caso de necessidade, esse hospital “poderá inclusivamente ter internamentos e intervenções cirúrgicas num processo que será articulado com os hospitais previstos no plano de contingência do Ministério da Saúde”.
A resposta do instituto contará com cerca de 50 operacionais por dia em Fátima, número que aumentará para 150 a partir de sexta-feira, primeiro dia da visita do Papa Francisco.
Para o terreno irão “médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, técnicos de logística, telecomunicações, um conjunto alargado de recursos para garantir o funcionamento do dispositivo de emergência médica”, adiantou.
Estes profissionais serão apoiados por várias Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), ambulâncias do instituto e dos parceiros, motorizadas e helicópteros, um dos quais destinado apenas para um eventual transporte do Papa e um outro localizado mais próximo do santuário do que o seu posto habitual.
Fonte: MadreMedia com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário