sexta-feira, 5 de maio de 2017

Restaurante de Famalicão paga 21 mil euros por queimar menina com sopa

Resultado de imagem para Restaurante de Famalicão paga 21 mil euros por queimar menina com sopa

O Tribunal da Relação de Guimarães confirmou a condenação do dono de um restaurante de Famalicão a pagar uma indemnização de 21 mil euros pelas queimaduras que uma menina ali sofreu quando a empregada lhe entornou sopa a ferver.

Segundo acórdão que a Lusa hoje consultou, a sopa atingiu a menina numa coxa e provocou-lhe queimaduras de 1.º e 2.º graus de que resultaram uma cicatriz rugosa.
A consolidação médico-legal das lesões só ocorreu ao fim de três meses.
O caso remonta a 31 de julho de 2009, quando um casal foi jantar a um restaurante com a filha, de 3 anos.
Segundo o tribunal, "a sopa encontrava-se a ferver e foi servida demasiado quente", tendo-se até a própria funcionária que a servia queimado numa mão.
Na altura, a funcionária tinha 16 anos.
O caso foi para tribunal, tendo a primeira instância condenado o dono do restaurante ao pagamento de 1.271 euros pelos danos patrimoniais e morais sofridos pelos pais da criança.
Pelos danos morais sofridos pela criança, o tribunal fixou o valor de 20 mil euros.
O tribunal considerou, nomeadamente, que o empresário omitiu o dever de cuidado ao não ministrar formação profissional à funcionária e que agiu com negligência, por não ter disciplinado a atividade de servir sopa e/ou pratos quentes, estipulando regras que prevenissem a ocorrência de acidentes.
O dono do restaurante recorreu, pedindo que a indemnização a pagar pelos danos morais sofridos pela criança não fosse superior a 5.000 euros, mas a Relação confirmou a decisão do Tribunal de Famalicão.
"Porque já não é possível tirar-lhe o mal que sofreu e continuará a sofrer, importa que a quantia a fixar não seja meramente simbólica, mas suscetível de proporcionar ao lesado um acréscimo de meios que lhe permita compensar-se dos padecimentos que teve e tem de suportar. Para isso, importa que o montante arbitrado seja significativo e se afaste do miserabilismo", refere o acórdão da Relação.

Fonte: Lusa
Foto: © Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário