sábado, 8 de julho de 2017

Perdoe-nos, padre, mas hoje temos Vingança

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
 
Às vezes nem sei bem por onde começar – acho que temos tantas coisas boas para sugerir que fico um bocado à toa. Esta semana, porém, não tive grandes dúvidas e decidi-me logo por revelar aquele que, mesmo para os residentes, é um segredo relativamente bem guardado. O Seminário Maior de Coimbra formou padres ao longo de 250 anos e, também por isso, permaneceu um pouco na sombra da sua própria cidade. Agora, há coisa de um mês, decidiu abrir as portas a todos quantos queiram descobrir as verdadeiras obras de arte que se escondem dentro daquelas paredes. O Camilo Soldado e o Adriano Miranda andaram por lá e deslumbraram-se com a cúpula da Igreja da Sagrada Família, os 9000 volumes guardados na biblioteca velha e os painéis da Sala dos Azulejos. Ora veja lá se a visitanão vale a pena.
Também vale a pena pôr Montreux na sua lista de cidades a visitar. O Sousa Ribeiro, que vai a todas, conta-nos hoje que a cidade suíça que recebe um dos mais afamados festivais de jazz da Europa já anda, de novo, às voltas com a música – e assim vai continuar até ao dia 15. Mas há muito mais para ver em Montreux – e o plano da visita está todo aqui.
Agora viramos as agulhas para o Porto. Primeiro para conhecer Alberto Fonseca, o senhor “Tendinha”, que ajudou a mudar a face à noite da cidade a partir do início deste século. É ele o protagonista desta semana e contou à Andreia Marques Pereira que novos planos tem na manga. Já que andamos pela Invicta, façamos mira à Rua da Picaria e juremos Vingança Cruel se não nos conseguirmos sentar à mesa. O José Augusto Moreira já experimentou estes dois restaurantes com assinatura do chef Luís Américo (e companhia) e garante que, afinal, nem sempre a vingança é prato que se serve frio…
Hoje despeço-me com outra sugestão de leitura. A Alexandra Prado Coelho leu o livro de Mega Ferreira e conta aqui o que pode encontrar quem com ele viajar até Itália.
Pronto, está tudo dito. Encontramo-nos no próximo sábado, à mesma hora, e durante o resto da semana na Fugas de sempre. Boas viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário