domingo, 27 de maio de 2018

Hora de Fecho: 10 opiniões rápidas sobre o que vem aí para Costa /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A opinião de José Manuel Fernandes, Alberto Gonçalves, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Luís Aguiar-Conraria, Maria João Marques, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Helena Coelho e Luís Rosa.
Não são rosas, senhor. Num congresso de mera continuação, pouco se mexeu e tudo ficou igual. Há o prémio Foice e Martelo, ou o prémio Mortal à Retaguarda. Costa foi Copperfield, e Sócrates um Bibelô.
Pedro Nuno Santos avançou, Ana Gomes desinsuflou, Francisco Assis elogiou, Fernando Medina desacelerou, José Sócrates apagou, João Galamba silenciou. António Costa observou. E Karl Marx regressou.
António Costa fez um discurso totalmente virado para os jovens e, no final, anunciou que não se reforma tão cedo. Quer preparar o PS para as próximas três eleições: europeias, Madeira e legislativas.
Os camionistas vão paralisar esta segunda-feira. Querem melhores condições de trabalho e preço dos fretes indexados aos combustíveis. Protesto acontece 10 anos depois do bloqueio e com diesel a subir.
O sentimento de culpa decorrente de matar alguém acidentalmente é uma das emoções "mais devastadoras" para um ser humano. Três especialistas contam como é que se pode (tentar) superá-la.
Militantes de Leiria exigiram que Feliciano Barreiras Duarte se demitisse do órgão distrital e abandonasse o cargo de deputado. Morais Sarmento fala em "numerozito" de uns "rapazes da jota".
Ronaldo não teve a influência do costume nas quatro linhas mas nem por isso deixa de ser falado fora delas: após a bomba em Kiev, há cinco grandes razões para o desconforto assumido após a Champions.
Milhares de páginas na internet ensinam truques às crianças para enganar os pais e faltar às aulas: fingir dores de barriga, inventar problemas de pele ou fazer vomitado falso são algumas das dicas.
O efeito mais expressivo de Maio de 68, tão contestário do legado da “civilização ocidental”, foi a radicalização do projecto moderno dessa mesma “civilização ocidental”. Um ensaio de Miguel Morgado.
A ascensão Maria Miguel foi rápida. Aos 16 anos, já era modelo exclusiva da Saint Laurent. Em entrevista, fala sobre viver em Paris, do sonho de ser futebolista e do preconceito à volta da profissão. 
Opinião

Helena Matos
O ódio ao heteropatriarcado substituiu o ódio ao capitalismo. O sexo passou a género, os pais a progenitores, a maternidade a procriação, a morte a direito. Tudo de preferência medicamente assistido.

Pedro Passos Coelho
Vai grande distância entre constatar a existência do suicídio como resultado de uma escolha problemática, e que nos choca, e a sua celebração legal como forma razoável de lidar com situações difíceis.

João Marques de Almeida
Costa quer lavar a imagem do PS perante o eleitorado e Rio é o melhor aliado para o fazer. Já Rio precisa de poder para se manter na liderança do PSD após 2019 e, como PM, Costa pode ajudar.

Manuel Villaverde Cabral
A eutanásia é algo de bem diverso do suicídio. A proposta do PS e outros é uma enorme mistificação que não ousa assumir o seu nome nem as suas consequências. Trata-se, pois, de uma hipocrisia total.

José Ribeiro e Castro
O conceito de morte digna, que colam à eutanásia e ao suicídio assistido, é uma afirmação profundamente irritante de soberba e arrogância. Então eutanasiados e suicidas têm dignidade e os outros não? 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário