quarta-feira, 4 de março de 2020

Transformação de água do mar em água potável abastece empreendimentos turísticos no Algarve

Foi aprovado pela Assembleia Intermunicipal do Algarve, uma moção apresentada pelos representantes do Bloco de Esquerda que propõe a criação de projetos de dessalinização e a reutilização de águas residuais na região.
Este processo será efetuado em parceria com o Governo, com as Águas do Algarve, a Universidade do Algarve e outras entidades responsáveis.
A dessalinização de água do mar poderá auxiliar a combater a problemática da seca no Algarve, mas “não vai resolver todos os males” e devem ser encontradas “soluções integradas” que se adaptem a cada realidade local, disse à Lusa uma investigadora.
Esta solução já está a ser utilizada no abastecimento de água potável por algumas empresas de hotelaria no Algarve, em alguns casos para reduzir o consumo público e poupar recursos, noutros por ser a única solução possível.
Exemplo disto é o empreendimento Vila Vita Parc, em Porches, Lagoa. Que se iniciou na dessalinização de água do mar no ano de 2015, inicialmente idealizado para a rega dos espaços verdes da propriedade, que rapidamente se expandiu a outras fontes de consumo de água.
“Inicialmente começámos a trabalhar só para o sistema de rega e verificámos que a captação, face à necessidade e ao dimensionamento do nosso sistema, nos permitia chegar aos lagos e neste momento já estamos a fornecer cerca de sete piscinas, só com esta captação de água”, explicou à Lusa André Matos, diretor de qualidade do Vila Vita Parc.
Com uma dimensão de 23 hectares, mais de metade dos quais espaços verdes, a administração do empreendimento turístico de luxo construiu uma estação de dessalinização subterrânea, a operar sob um campo de ténis.
“Neste momento, dos 100% que íamos buscar à rede em 2014, vamos buscar apenas cerca de 30% para o funcionamento de tudo o resto: alojamento, águas de banho e de consumo para os restaurantes”, quantifica André Matos.
Por hora, o sistema de dessalinização instalado no Vila Vita Parc permite captar 24 metros cúbicos de água do mar – o que representa 24 000 litros. Por dia, tem capacidade para captar 440 metros cúbicos (440 000 litros), o que “ao final do ano pode representar cerca de 900 piscinas de 650 metros cúbicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário