terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Psicólogo Mauro Paulino é o convidado do “Livro do Mês”, uma iniciativa do Instituto Piaget

A Psicologia da Pandemia apresentada em Viseu

O psicólogo clínico e forense Mauro Paulino, autor de “A Psicologia da Pandemia – Compreender e Enfrentar a COVID-19”, é o convidado do Instituto Piaget na sessão “Livro do Mês”, que se realiza esta quarta-feira, 16 de dezembro, no Campus Universitário de Viseu.
Os impactos da COVID-19, bem como as reações emocionais e comportamentais decorrentes da pandemia, estarão no centro desta sessão que o Instituto Piaget realiza mensalmente, de há três anos a esta parte, para apresentação de um novo livro. A iniciativa conta habitualmente com o apoio de uma editora e de uma das licenciaturas ministradas no polo de Viseu do Instituto. 
No seu novo livro, Mauro Paulino, um dos mais mediáticos psicólogos da atualidade, aborda tópicos urgentes e aponta orientações futuras que podem servir de aprendizagem na gestão de novas pandemias. Na sua base está o pressuposto de que as pandemias representam uma ameaça à saúde pública e que o ano de 2020 será sempre estudado e recordado, provando que o mundo não estava preparado para as múltiplas alterações provocadas pela COVID-19.

A obra, lançada pela Pactor Editora, destaca questões incontornáveis que inquietam todos os cidadãos. É o caso da gestão clínica da pandemia, as reações psicológicas, as complicações (neuro)psiquiátricas, as intervenções psicológicas e psicossociais, e as pluralidades familiares. Os impactos da doença são analisados em múltiplas esferas: económica, laboral, legal, pedagógica, pediátrica e religiosa. 

O livro reúne o contributo de profissionais das mais diversas áreas, entre as quais a Medicina, a Enfermagem, a Sociologia, o Serviço Social, o Direito e, em especial, a Psicologia, contando com o enfoque mais consistente que o conhecimento científico atual permite.

O prefácio é assinado pelo jornalista da SIC, Bento Rodrigues, incluindo um posfácio de Tiago Pereira, coordenador do Gabinete de Crise COVID-19 da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Membro do Conselho Nacional de Psicólogos, Mauro Paulino é doutorando em Psicologia Forense e mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses. Autor e coordenador de diversos livros, tem sido docente convidado em várias universidades nacionais e internacionais. É também coordenador da Mind – Psicologia Clínica e Forense.

A sessão “Livro do Mês” tem início marcado para as 9h00 e será transmitida através da página de Facebook do Instituto Piaget de Viseu.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário