quarta-feira, 3 de março de 2021

Eugénio Lisboa seduz-nos: Um convite ao prazer de ler

Ensaísta, escritor, crítico literário, poeta. Aos 90 anos, Eugénio Lisboa surge transgressor, provocador e tão apaixonado pela literatura e pelos livros como no primeiro dia. Vamos Ler! Um Cânone para o Leitor Relutante, o seu novo livro, é um convite sedutor à aventura e ao prazer da leitura que nos propõe os 50 livros e os 35 autores da literatura portuguesa que irão apaixonar os novos leitores. Até os mais relutantes. O ensaio não poupa críticas ao que o autor chama de «snobismo provinciano» que afasta as pessoas da leitura. Vamos Ler! Um Cânone para o Leitor Relutante estará disponível a partir do dia 9 de Março na rede livreira nacional já aberta. Pode ainda ser adquirido, desde já, em pré-venda no site da Guerra e Paz editores. 

Este é um cânone diferente. É talvez o mais essencial dos cânones. Em Vamos Ler! Um Cânone para o Leitor Relutante, Eugénio Lisboa convida os leitores pouco frequentes, ou até mesmo novos leitores, a abrirem portas e a iluminarem realidades com a leitura de 35 grandes obras de 50 autores portugueses com que vale a pena começar a ler. Um cânone para derrubar «o culto, de um snobismo provinciano, da “dificuldade”, do “aborrecido”, do “opaco”, da “circunvolução”, do “arrebicado”, do “complicado”, que confundem com o “complexo”» que impera na nossa sociedade.

 

De Equador de Miguel Sousa Tavares, romance do século XXI, recuando até aos Sonetos camonianos do século XVI. A viagem pelas obras seleccionadas faz-se recuando no tempo. Eugénio explica porquê. «O leitor não treinado entrará melhor no romance empolgante e escrito na linguagem de hoje de Miguel Sousa Tavares do que entraria, sem treino, nos belíssimos sonetos de Camões. A esses, chegará no fim da viagem.»

 

Uma viagem inaugural, acessível a todos, que levará os leitores a procurarem novas viagens, livro após livro, como se de uma adição saudável se tratasse. Foi assim com Eugénio Lisboa. No início do livro o autor partilha como se deixou seduzir, como se apaixonou por cada romance, como viveu em cada um vidas que de outro modo nunca viveria. «Não há dúvida de que a grande literatura nos abre grandes e novas perspectivas sobre o mundo em que vivemos: fala-nos de lugares e de pessoas, de ideias e de emoções, de conflitos humanos e de aventuras que nos enriquecem.»

 

«Um prazer, uma instrução e uma terapêutica», assim vê Eugénio Lisboa o acto da leitura, deixando um agradecimento desassombrado aos mais improváveis promotores da sua enorme paixão pelos livros: «…agradeço à extinta PIDE, com a sua boçal e brutal vigilância, ter aguçado e apimentado, em mim, o gosto pelas leituras proibidas.»

 

Vamos Ler! Um Cânone para o Leitor Relutante estará disponível a partir do dia 9 de Março nos locais autorizados da rede livreira nacional. A mais recente edição dos Livros Vermelhos da Guerra e Paz Editores pode ser adquirida, desde já, em pré-venda no site da editora. 

 

 

Vamos Ler! Um Cânone para o Leitor Relutante

Eugénio Lisboa

Não-Ficção / Ensaio

Livros Vermelhos

136 páginas · 15x20 · 12,00€

Nas livrarias a 9 de Março

Nenhum comentário:

Postar um comentário