quarta-feira, 3 de março de 2021

Associações culturais do concelho recebem apoio superior a 500 mil euros

 

Entre associações e eventos, são quase 90 as alíneas que compõem a listagem dos apoios a conceder ao setor cultural do concelho, no âmbito do Regulamento PRO Leiria, num total de mais de 523 mil euros.

Este é o resultado das candidaturas apresentadas pelas entidades culturais, após avaliação dos 20 critérios de seleção, como a qualidade, criatividade e interesse do projeto ou atividade, a investigação e capacidade de inovação, o interesse cultural e a qualidade artística e técnica ou ainda a valorização do património cultural do concelho, entre outros.

Divididas em seis categorias, são os eventos de “relevância turística na mobilização e afluência de público” que recebem a maior fatia deste apoio financeiro, quase 160 mil euros para 32 iniciativas, seguindo-se 19 Filarmónicas com mais de 121 mil euros.

A 11 conservatórios de música é atribuída a verba de quase 82 mil euros, enquanto são 15 os grupos de teatro que irão beneficiar de um auxílio que se aproxima dos 64 mil euros.

Para 19 ranchos folclóricos irá ser direcionado um montante superior a 56 mil euros e, na categoria dos Museus, a Fundação Mário Soares e a Liga dos Amigos do Museu Escolar dos Marrazes irão receber um apoio de 39.600 euros.

O Município pretende, assim, contribuir para a continuidade e desenvolvimento das iniciativas e associações culturais do concelho, que se viram comprometidas pelas medidas impostas pelo combate à pandemia da COVID-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário