quarta-feira, 3 de março de 2021

Município de Leiria atribui Voto de Louvor à jovem investigadora leiriense Joana Carvalho


O Executivo da Câmara Municipal de Leiria aprovou por unanimidade, na sua reunião de 02 de março, um Voto de Louvor a Joana Carvalho, investigadora leiriense, que foi uma das 4 jovens investigadoras portuguesas galardoadas na 17ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, cuja cerimónia de entrega dos prémios se realizou quarta-feira, dia 24 de fevereiro.

Joana Carvalho é doutorada em neurociências computacionais, pela Universidade de Groningen, na Holanda, e investigadora no “Grupo de ressonância magnética pré-clínica” da Fundação Champalimaud.

Com o projeto agora distinguido Joana Carvalho, quer perceber de que forma o cérebro adulto se reorganiza para responder a situações de perda de visão, quais os fatores que a favorecem e como se processa esta restruturação ao longo do tempo. As respostas que procura são essenciais para compreender como funciona a plasticidade do cérebro nestes adultos que deixaram de ver” (in FCT, 2021).

As Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência foram criadas pela L’Oréal Portugal, em conjunto com a Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P (FCT, I.P.), com o objetivo de promover a participação das mulheres na Ciência, incentivando as mais jovens e promissoras cientistas, em início de carreira, a realizarem estudos avançados na área das Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde ou para o Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário