quarta-feira, 3 de março de 2021

Biblioteca Municipal de Leiria está onde a comunidade precisa

Com o estado de Emergência que se iniciou no passado dia 15 de janeiro e as medidas de confinamento geral a ele associadas, a Biblioteca Municipal de Leiria fechou portas, os seus espaços ficaram vedados ao público e a maioria dos profissionais da equipa passou a uma situação de teletrabalho, pelo que, readaptar os serviços tradicionais prestados foi o caminho traçado.

Com a passagem da escola para o regime de ensino à distância e a necessidade urgente de disponibilizar equipamentos eletrónicos - computadores e routers - para que os alunos do concelho, identificados pelas suas escolas de origem, tivessem oportunidade de acompanhar as aulas à distância, a Biblioteca Municipal de Leiria assumiu esse papel primordial e, até ao momento, já foram emprestados 421 computadores portáteis e 190 routers.

Dada a impossibilidade dos leitores se poderem dirigir à biblioteca, o balcão de empréstimo passou a funcionar em modo virtual e os pedidos passaram a ser entregues à porta de casa dos leitores. Este modo renovado de empréstimo, designado por «Biblioteca à Porta», começou a funcionar no passado dia 8 de fevereiro, cobre todo o território municipal e já respondeu a 158 pedidos, o que significa que foram emprestados 693 livros, revistas, filmes ou música. O serviço «Biblioteca à Porta» existe para todos os munícipes, de todas as idades e residentes no concelho de Leiria e para usufruir basta contactarem a Biblioteca Municipal de Leiria (biblioteca.municipal@cm-leiria.pt ou 244 839 666), mesmo que não estejam inscritos e sejam detentores de Cartão de Leitor.

Diariamente, a equipa da biblioteca disponibiliza atividades para todos os segmentos etários nos diversos canais de comunicação virtual - Facebook, Instagram, Youtube.

As Bibliotecas, pela sua génese e natureza social, existem e trabalham em prol das suas comunidades e, nestes tempos estranhos e difíceis, os serviços prestados pelas bibliotecas tornaram-se mais urgentes e necessários. A Biblioteca Municipal de Leiria, desde o primeiro momento, reforçou a oferta nas Redes Sociais de atividades culturais, de promoção de leitura, de partilha de vivências, entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário