quarta-feira, 3 de março de 2021

Castelo de Paiva | Recordando o colapso da Ponte Hintze Ribeiro

AFVTER ASSINALA AMANHÃ 20º ANIVERSÁRIO DA TRAGÉDIA



     Completa-se amanha duas décadas relativos à derrocada da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os Rios, um acontecimento trágico que tirou a vida a 59 pessoas, maioritariamente gente de Castelo de Paiva, que de autocarro, regressava de uma excursão a Trás-dos-Montes, às Amendoeiras em Flor.

     Em dia de forte temporal, ao princípio de noite de 4 de Março de 2001, o país soube, perturbado, que o tabuleiro da ponte centenária Hintze Ribeiro tinha ruído, arrastando para as águas barrentas e tumultuosas do Rio Douro, em modo de cheioum autocarro da empresa Asa Douro, onde seguiam 53 passageiros, e também três automóveis, com seis pessoas, não havendo sobreviventes da tragédia.

     Neste dia, em que mais uma vez se recorda um dos maiores desastres rodoviários de Portugal, num tempo que não apaga a memória, nem a dor que se viveu em Castelo de Paiva, a Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Riosem parceria com a edilidade local, promove durante o dia de amanhã as cerimonias do 20º Aniversário da Tragédia de Entre-os-Rios.

     O programa que assinala esta data, contará com a presença do presidente da autarquia, Gonçalo Rocha, e responsáveis da AFVTER, e refere uma missa na Igreja Paroquial da Raiva, pelas 10h00 ( transmissão on-line ) com a bênção de 59 flores, seguido de colocação de coroa de flores no cemitério local.

     Às 11 horas, em jeito de homenagem colectiva, as flores serão colocados junto ao Monumento Anjo de Portugal, que durante o dia serão lançadas ao Rio Douro pelos familiares das vítimas.

     Entretanto, ao final do dia, pela 19 horas, junto da antiga Ponte Hintze Ribeiro e ao Monumento ‘Anjo de Portugal’, escultura dourada de grande envergadura, localizada por baixo do memorial que perpetua o nome das vítimas deste fatídico acontecimento em Castelo de Paiva, haverá uma nova cerimónia de homenagem, com o lançamento de 59 flores ao Rio Douro, que será realizada desde o tabuleiro da Ponte Hintze Ribeiro.

     Recorde-se que o Presidente da República esteve de visita a Castelo de Paiva em 2017, onde veio participar nas cerimónias do 16º aniversário da queda da Ponte Hintze Ribeiro.

     Em nome de todos os portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa veio prestar uma sentida homenagem aos que faleceram nesta tragédia de Março de 2001, deixando palavras de respeito e gratidão às famílias, que souberam ficar e honrar os que partiram, vítimas deste terrível acontecimento rodoviário.

                Tendo em conta o momento pandémico que se vive e a normas da DGS, todas as cerimonias serão realizadas apenas com a presença dos representante da associação de familiares e transmitidas via “on line”  através do link www.facebook.com/castelodepaivatv.

  

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário