quarta-feira, 3 de março de 2021

Oito pessoas esfaqueadas na Suécia. Polícia suspeita de “ato terrorista”

O crime ocorreu na cidade de Vetlanda, cidade localizada a 340 quilómetros a sul de Estocolmo.

Pelo menos oito pessoas foram esfaqueadas esta quarta-feira na cidade sueca de Vetlanda, no sul do país. A informação foi confirmada pelas autoridades que estão a investigar o caso como "um ato terrorista", noticia a AFP.

De acordo com a televisão pública sueca, o autor do ataque foi baleado pela polícia. Os feridos foram transportados para o hospital.

O alegado agressor, um homem na casa dos 20 anos, ficou ferido numa perna por disparos da polícia, tendo sido detido esta tarde em Vetlanda, pequena cidade no sul do país, segundo as autoridades.

Tinha na sua posse uma "arma afiada", declarou à agência France-Press um porta-voz da polícia Kristian Ljungberg, que, segundo a imprensa local, era uma faca.

A polícia descartou inicialmente a hipótese de terrorismo, mas mais tarde afirmou que suspeitava de um "crime terrorista", estando marcada uma conferência de imprensa para as 19:00.

"Estes acontecimentos são terríveis e os meus pensamentos estão com as vítimas e familiares. Neste momento, não sabemos exatamente o que aconteceu e qual foi o motivo", indicou em comunicado o ministro do Interior, Mikael Damberg.

Na Suécia, os serviços de inteligência consideram a ameaça terrorista como elevado, sendo que o país foi alvo de dois ataques terroristas nos últimos anos.

O último, em 2017, um requerente de asilo uzbeque que viu o pedido negado atropelou vários peões em Estocolmo num camião roubado, matando cinco pessoas e foi condenado a prisão perpétua, em 2018.

Em dezembro de 2010, um homem realizou um ataque suicida à bomba no centro de Estocolmo, mas ficou apenas com ferimentos ligeiros.

TSF com agências

Imagem: © Johan Nilsson/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário