segunda-feira, 28 de junho de 2021

CANTANHEDE | No passado sábado, 26 de junho: DiVersos, de Isolete Pessoa, teve apresentação na Centro Paroquial de S. Pedro


Mais de 80 pessoas assistiram à apresentação editorial do livro DiVersos, último livro de Isolete Pessoa, que decorreu no auditório do Centro Social e Paroquial de S. Pedro, no passado sábado, dia 26 de junho.
Em lugar de destaque, para além da autora, estiveram Pedro Cardoso e Luís Diamantino, vice-presidentes das Câmaras Municipais de Cantanhede e Póvoa do Varzim, respetivamente, Rui Crisóstomo, médico e ex-autarca e amigo de infância de Isolete Pessoa, e João Vítor da Silva Pereira, diretor do antigo Colégio Infante de Sagres.

Na intervenção de abertura, depois de saudar os elementos que integravam o painel principal, Pedro Cardoso felicitou a autora, pela publicação de Diversos, destacando a “obra que espelha uma sensibilidade poética rara e uma inegável capacidade de transmitir em verso uma vivência rica e repleta de emoções”. O autarca responsável pelo pelouro da Cultura congratulou-se, pelo facto de “Isolete Pessoa ter feito questão de apresentar a sua obra em Cantanhede”, evidenciando dessa forma “o seu grande amor pela terra que a viu crescer, aldeia da Póvoa da Lomba”, concluiu.
Visivelmente emocionada, Isolete Pessoa recordou a “sua infância e juventude na Póvoa da Lomba, onde brincou com inúmeros amigos” destacando por isso o importante papel da “amizade, principalmente as que se mantiveram durante décadas”. A escritora aproveitou para salientar “o relevante papel da PLASCE - Associação Social, Cultural e Ecológica no apoio à população sénior desta localidade” fazendo questão que o “valor angariado com a venda do livro revertesse para esta importante instituição”.

A condução da sessão esteve a cargo de Álvaro Maio, responsável, também, por vários momentos musicais a solo e acompanhado pela fadista Carolina Pessoa, numa iniciativa que contou ainda com os emotivos testemunhos de Luís Diamantino e Rui Crisóstomo, amigos de longa data de Isolete Pessoa e João Vítor da Silva Pereira, diretor do antigo Colégio Infante de Sagres, de Cantanhede, que tanto significou para a autora.

Durante a ação foram ainda recitados diversos poemas do livro, com particular destaque para os que foram declamados por amigos de infância e de escola, que despertaram memórias e emoções, não só à autora, como também ao público presente.

Sobre Isolete Pessoa
Maria Isolete Pessoa Miranda é natural de Cantanhede, onde nasceu a 29 de dezembro de 1951.

Fez parte dos seus estudos secundários no Colégio Infante de Sagres, em Cantanhede, tendo continuado o percurso académico no Liceu Salvador de Sá, em Luanda, Angola, onde viveu três anos.

De regresso a Portugal, fez os estudos universitários na Universidade de Coimbra, tendo obtido a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas e o Bacharelato em Filologia Românica.

Dedicou a sua vida profissional ao ensino, tendo lecionado quase toda a sua carreira na Escola Secundária de Eça de Queirós da Póvoa de Varzim.

Publicou no jornal Gazeta de Cantanhede, o conto “Quando o Sol morre no Horizonte” e outros artigos literários, sob o pseudónimo Luzia Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário