segunda-feira, 28 de junho de 2021

Proença-a-Nova | Inaugurada requalificação da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva

Uma tarde de sol, uma praia composta de banhistas e um sunset deram o arranque a mais uma época balnear na recém requalificada Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, inaugurada no dia 26 de junho, depois de concluídas as obras que criaram condições renovadas para usufruir do espelho de água e zona envolvente. “Esta requalificação teve um propósito diferenciado”, afirmou João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, no seu discurso, destacando o Centro Interpretativo do Corredor Fluvial da Aldeia Ruiva localizado no edifício de apoio, onde funciona o bar/restaurante. “Os painéis traduzem a fauna e a flora característica da Ribeira da Isna que tem um guia de campo, disponível no Centro Ciência Viva da Floresta, que foi realizado para traduzir este habitat da Ribeira da Isna e nisso traduzir conhecimento também àqueles que nos visitam”. Em fase de conclusão está a marcação de um percurso junto à Ribeira da Isna que liga as praias fluviais da Aldeia Ruiva e do Malhadal e que será percorrido no reinício dos passeios pedestres organizados pelo Município, agendado para 15 de agosto.

Uma outra marca distintiva da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva será a piscina biológica, que ficará concluída nas próximas semanas, e que, na perspetiva de João Lobo, é um elemento verdadeiramente diferenciador: “não é um conceito de todo original, mas será a primeira com esta condição [de utilização pública] na zona centro. Quisemos também com este equipamento dar este sinal: como a Aldeia Ruiva foi há 35/37 anos um marco relativamente às praias fluviais, esta piscina biológica traduz também um conceito novo e de sustentabilidade que queremos para todo este envolvimento”, contextualizou João Lobo. Toda a praia é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Antes do descerramento da placa de inauguração, foi ainda visitada a requalificação do Parque de Campismo e dos Bungalows, tendo sido criado o Parque de Autocaravanismo, já disponível para estacionamento e pernoita de caravanas. Agradecendo aos colaboradores do Município que estiveram envolvidos tanto no projeto como nos acabamentos finais, João Lobo lançou um repto às comunidades mais próximas deste equipamento, da Aldeia Ruiva e aos vizinhos da Isna de São Carlos, no concelho da Sertã: o de promoverem, divulgarem e cuidarem da praia fluvial. A concluir a inauguração, realizou-se ainda um sunset com a presença dos DJs Kadiv, Hugo Rafael e Gonçalo Henriques.

Apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do Programa Valorizar em 311.721,94 €, o investimento total da presente requalificação ultrapassa os 830.000,00 €. Em fase de finalização está também a construção de um campo para desportos de areia, como o futebol e vólei, a pouco mais de 150 metros da praia, no antigo estacionamento de apoio da praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário