segunda-feira, 28 de junho de 2021

No âmbito do programa Coimbra Região de Cultura Banda: FUGUE venceu concurso “Convocatória Aberta” em Cantanhede

A banda FUGUE foi a grande vencedora do concurso “Convocatória Aberta” do concelho de Cantanhede. Inserida no programa Coimbra Região de Cultura, a iniciativa foi dinamizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e envolve os 19 municípios, apresentando-se como uma forma de valorizar a relação entre criação artística, o património cultural e estruturas culturais do território.

Na cerimónia de entrega de prémios que decorreu em Arganil, a Comunidade Intermunicipal premiou os projetos musicais vencedores da “Convocatória Aberta” e outras iniciativas de música e/ou arte sonora, no âmbito da Programação Cultural em Rede: Coimbra Região de Cultura.

Presente na sessão esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede que aproveitou para endereçar os “parabéns ao Francisco Freire, ao Thomas Fresco e ao Rafael Castilho, elementos que corporizam este extraordinário projeto artístico no âmbito da música que venceu o concurso “Convocatória Aberta” no concelho de Cantanhede”. Para o responsável pelo pelouro da Cultura e da Juventude “este prémio é o corolário do devido reconhecimento da qualidade e da novidade musical que trazem para o nosso concelho, reafirmando a excelência da musicalidade deste projeto em particular”. O autarca destaca ainda “a dinamização desta iniciativa no concelho, que atesta bem a riqueza e a elevação artística que facilmente constatamos em Cantanhede, traduzido na qualidade com que os diversos projetos concelhios se apresentaram a concurso, o que dificultou seguramente a decisão do júri. Estes projetos que confirmam a existência no nosso concelho de um conjunto alargado e relevante de expressões musicais de inegável valor e importância. São muitos os talentos que assistem às gentes de Cantanhede e que grassam pelo nosso extenso território; e que vão espalhando a magia e o encanto da arte musical e que contagiam quem dela usufrui, honrando e dignificando o bom nome do nosso concelho”, concluiu.

O projeto vencedor receberá um significativo prémio monetário no valor de 2.500,00€, não deixando de realçar a participação de outros projetos de Cantanhede de grande qualidade e confirmam de forma mais alargada a dinâmica e a qualidade cultural que caracteriza o nosso concelho, nomeadamente Drabs Wégger DJ, O Som das Palavras, Melissa, Another World, Mão na Lisa ou Salvador d’Alice. Para além do valor pecuniário e de acordo com sorteio, a banda vencedora irá ainda atuar nos concelhos de Mira e Góis.

FUGUE já se haviam apresentado a concurso na terceira edição do Festival Cata Sonhos em 2019, tendo sido então atribuído um distinto e honroso segundo lugar, sinal do reconhecimento e validação pública do trabalho musical que já vinham a desenvolver.

O Município de Cantanhede divulgou alguns destes trabalhos no Ciclo de Concertos 30 MINUTOS DE MÚSICA transmitindo a toda a comunidade, em tempo de pandemia, a excelência e a qualidade artística de muitos desses grupos, e assim partilhar o seu honroso trabalho.

Coimbra Região de Cultura” é uma rede de programação patrimonial e cultural que vai implementar dezenas de iniciativas nos 19 municípios que integram a CIM Região de Coimbra. Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região. ‘Coimbra Região de Cultura’ é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Nenhum comentário:

Postar um comentário