O Banco de Recursos Colmeia, em Cantanhede, apoiou 175 famílias em 2023, ou seja, cerca de 450 munícipes, mais 92 famílias do que no ano anterior.
Só em 2023, esta resposta social rececionou 86.332 bens de diferentes tipologias, sendo que destes 56.250 destinaram-se a famílias carenciadas do concelho e 31.889 para diversas instituições e empresas de reciclagem.
O Município de Cantanhede colaborou, todos os meses, com aquisição de géneros alimentares, no valor médio mensal de 1.000 euros.
Além da autarquia, o Banco de Recursos obteve donativos, ao longo de todo o ano de 2023, graças aos gestos solidários de outras entidades como os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, a Assembleia de Deus Pentecostal e o Banco Alimentar Contra a Fome.
Desde 2007, ano em que foi criado, até ao final de 2023, já beneficiam desta resposta social 1.207 famílias, o que corresponde a 2.812 munícipes.
Nestes 17 anos, o Colmeia recebeu 1.493.033 bens doados por pessoas, instituições, empresas e por campanhas de solidariedade, o que corresponde a 1.493.021 bens entregues.
Esta resposta social presta ajuda solidária aos cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade social, através da atribuição, gratuita, de bens novos ou usados em bom estado, doados pela comunidade, por particulares ou por empresas.
São disponibilizados géneros alimentares não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, têxteis e vestuário, acessórios e calçado, equipamentos domésticos, eletrodomésticos, mobiliário, brinquedos, materiais de construção, entre outros.
Os artigos destinam-se a indivíduos que revelem fragilidade económica e social, identificada e diagnosticada pelos técnicos de atendimento e acompanhamento social, de diferentes entidades, como por exemplo a Câmara Municipal de Cantanhede, a Segurança Social, a Rede Local de Intervenção social (RLIS) e entidades de saúde.
Este projeto solidário visa contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos e famílias, socialmente mais vulneráveis do concelho, promover a participação e dinamização de voluntários, assim como potenciar o envolvimento da sociedade civil e das empresas na recolha de bens, fomentando a sua responsabilidade social.
O Banco de Recursos Colmeia, a funcionar com a coordenação e orientação da Divisão de Ação Social e Saúde (DASS) com o apoio de 10 voluntários com idades entre os 26 e os 83 anos, recebe donativos de segunda a sexta-feira das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
*Carla Cruz Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário