sábado, 31 de janeiro de 2026

Bispo de Coimbra esteve no local no âmbito da visita pastoral a Cantanhede. Requalificação do Bairro Vicentino assentou um “modelo inspirador”

 
O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, esteve esta sexta-feira, 30 de janeiro, no Bairro Vicentino, onde descerrou uma lápide alusiva à requalificação deste local, onde habitam 20 famílias - num total de 54 pessoas.
Recorde-se que a reabilitação das duas dezenas de habitações foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Cantanhede, na sequência de um contrato de cedência de direito de superfície estabelecido com a Diocese de Coimbra - e que lhe permite ter agora a gestão do espaço durante um prazo mínimo de 20 anos. O Bairro estava sob gestão da Sociedade de S. Vicente de Paulo de Cantanhede, instituição que, ao longo de décadas, tem ajudado pessoas e famílias carenciadas, providenciando alojamento entre outros apoios.
A intervenção nas habitações sociais decorreu ao abrigo do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Cantanhede, num investimento global de 1,5 milhões de euros.
Neste visita, o bispo de Coimbra esteve acompanhado da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, do vice-presidente Pedro Cardoso, dos vereadores Célia Simões, Adérito Machado e Carlos Sérgio Negrão, do presidente da Assembleia Municipal, João Moura, da presidente da Junta de Freguesia de Cantanhede, Fátima Gomes, e do padre João Pedro Silva.
Para Helena Teodósio, a intervenção levada a cabo pela autarquia teve um duplo significado: por um lado permitiu “a melhoria da qualidade de vida das famílias”, por outro “garantiu a preservação de um bairro com história”.
O dinheiro que investimos nesta requalificação foi muito bem empregue”, enfatizou, agradecendo depois a D. Virgílio Antunes esta visita simbólica ao local.
Já o bispo de Coimbra congratulou-se com o acordo que esteve na génese desta intervenção, manifestando o desejo de que “este modelo inspirador” seja replicado “noutras áreas que envolvam o bem estar das pessoas”.
Estou feliz pelo facto de se ter chegado a esta fórmula. Seria difícil levar por diante a reconfiguração do Bairro Vicentino sem esta visão de união de esforços entre instituições”, salientou.
O prelado falou também do “significado profundo e humano” que significou esta visita ao local, lembrando que “todas as pessoas têm a mesma dignidade” e que, por isso, o caminho feito até aqui o deixa “feliz”.
De referir que para além da intervenção realizada nos 20 fogos existentes (11 T2, sete T3 e dois T4), todos ao nível do rés-do-chão, a autarquia avançou com a reabilitação urbana das ruas confinantes ao bairro.
A presença do bispo de Coimbra enquadra-se na visita pastoral que está a efetuar a Cantanhede e que iniciou na última sexta-feira, 23 de janeiro, com uma receção nos Paços do Concelho, e que se prolonga até esta domingo, 1 de fevereiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário