sábado, 31 de janeiro de 2026

VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA PEDE “OLHAR ESPECIAL” DO GOVERNO


O vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Armando Constâncio, apelou esta manhã, 30 de janeiro, ao Governo para que tenha “um olhar especial para a Marinha Grande”, sublinhando a dimensão da devastação registada no concelho na sequência da tempestade Kristin.
O pedido foi feito durante uma reunião que decorreu em Leiria, envolvendo vários membros do Governo e responsáveis regionais e locais, entre os quais o Ministro Adjunto e da Coesão Social, Manuel Castro Almeida, o Secretário de Estado da Proteção Civil, o Secretário de Estado da Administração Local e o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, bem como a Presidente da CCDR Centro, os Presidentes das Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria, do Oeste e do Médio Tejo, e diversos autarcas da região Centro cujos territórios foram afetados pelo temporal.
Na sua intervenção, Armando Constâncio destacou os prejuízos significativos em infraestruturas, equipamentos municipais, habitação e tecido económico, defendendo a necessidade de medidas excecionais de apoio e de celeridade nos mecanismos de resposta e financiamento, adequadas à gravidade da situação vivida no concelho.

Durante o encontro, o ministro Manuel Castro Almeida referiu que o Governo está a proceder ao levantamento detalhado dos danos nos vários territórios afetados, reconhecendo a complexidade e a extensão dos impactos provocados pelo fenómeno meteorológico. O governante transmitiu ainda que o Executivo está a articular soluções com as autarquias e entidades regionais, com vista à ativação de instrumentos de apoio que permitam a recuperação das zonas mais atingidas.

A reunião tem como objetivo avaliar os efeitos do temporal, promover a coordenação institucional e definir linhas de atuação conjuntas para apoiar populações, municípios e atividades económicas afetadas pela tempestade Kristin.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário