sábado, 31 de janeiro de 2026

MARINHA GRANDE RECEBE COMISSÁRIO EUROPEU E MEMBROS DO GOVERNO


O Comissário Europeu, Dan Joergensen, acompanhado pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, pela ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho e pela ministra da Cultura e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, deslocaram-se à Marinha Grande na manhã desta sexta-feria, 30 de janeiro, tendo sido recebidos pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, e pela presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, Catarina Sarmento e Castro.
No decorrer da visita, a uma amostra da destruição causada pela Tempestade Kristin, percorreram-se as ruas da cidade, nomeadamente a zona industrial e o Parque Municipal de Exposições. Paulo Vicente, o presidente da Câmara, reivindicou o apoio do governo afirmando que toda a ajuda é bem-vinda, tendo em conta a gravidade da situação. Solicitando a constituição de um hospital de campanha, que assegure o mínimo de segurança e salubridade aos munícipes desalojados. Pediu apoio com meios para viabilizar a atuação sobre as ocorrências. Catarina Sarmento e Castro, presidente da Assembleia Municipal, afirmou que “A Marinha Grande é um povo resiliente e vai reerguer-se, mas não sei a ajuda de outros”.
Perante o cenário devastador avistado, o comissário europeu da Energia e Habitação, Dan Joergensen, expressou as suas condolências e mostrou-se impactado pela extensão dos danos derivados desta catástrofe, declarou, ainda, que a mensagem principal de Bruxelas é de solidariedade e de mobilização de apoio para esta região.
António Leitão Amaro, ministro da Presidência, declarou que será cedido todo o apoio possível ao concelho, sublinhando que “Juntos, nós, e agora também com os nossos parceiros europeus vamos reerguer o país desta tragédia”.
Neste momento esteve também presente o diretor nacional da Proteção Civil, José Manuel Moura, que afirmou estarem a ser devidamente seguidas as diligências do Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil. Já o presidente da E-Redes, José Ferrari Careto, declarou já ter havido um grande progresso na energização da região centro no país, confessando especial dificuldade na restituição da rede elétrica pela queda de inúmeros postes de alta tensão abastecedores de milhares de utilizadores.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário