Exmºs Senhores Presidente da Direção,  da Assembleia Geral e Comandante em substituição, da AHBVC
Com toda a humildade, tomo a ousadia e liberdade de vos endereçar este simples conteúdo, cujo  nome de Bombeiro me apreende toda admiração e a família onde se encontram integrados. Essa nobre missão não só honra a personalidade e intelectualidade do bombeiro, do dirigente do comando, como a circunstância do acudir, da solidariedade, do bem fazer e da humanização, assim se constata nesta instituição designada por AHBVC-Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
Há bombeiros e bombeiras que diariamente veem a sua imagem naqueles que desesperam por ajuda. Há pessoas de ambos os sexos que no seu dia  a dia não se poupam a sacrifícios no cumprimento do ajudar, do apoiar, do socorrer. Estes homens e mulheres são chamados de heróis, mas optam mais por serem chamados por Bombeiros.
No uso da farda, precisam de muita coragem para ir onde ninguém quer ir, colocando mesmo  em risco a sua própria vida por pessoas que nunca conheceu. Para ser bombeiro sabe que não há limites nem diferenças entre a madrugada fria ou o verão quente, e que entre a água e o fogo, todos são iguais ao toque das sirenes.
Ser bombeiro não é só combater os incêndios de verão, mas também de inverno acudirem às cheias e tempestades Ser bombeiro tem que saber de tudo um pouco no que respeita à ajuda, à solução da dificuldade encontrada, nem que seja um simples elevador avariado com gente dentro, assim como salvar um gato no cimo duma árvore ou um cão ou outro animal dentro dum poço, com as dificuldades inerentes.
Ele sabe que com a sua escolha e opção de ser bombeiro não vai ficar rico e que os seus fracassos serão apontados mas sempre que o seu sucesso, serão simples nuvens que se dissipam no amanhecer.
Ser bombeiro é preciso ser totalmente abnegado, um apaixonado por aquilo que faz, pois mesmo diante dos piores momentos, dos muitos bombeiros que conheço, nunca vi algum que tenha por um só minuto, arrependido da escolha que fez.
Porque pessoa que seja bombeiro, é também acalmar com palavras, carinho e sorrisos, é transmitir segurança e tranquilidade, é salvar desconhecidos com o mesmo carinho que abraça um amigo, é contrariar o desespero dos outros contendo as suas próprias lágrimas.
Seria injusto dizer que trabalham à troca do nada. Pois qualquer Bombeiro, sabe apreciar as deleitosas recompensas: a felicidade de uma mãe que deu à luz; o entusiasmo com que um idoso conta a sua história e lição de vida; uma palavra de consolo; uma lágrima ou um abraço de agradecimento.
Os bombeiros são como mágicos porque do nada fazem tudo, não são anjos porque não têm asas, não são inconscientes porque sabem os riscos que correm, são homens e mulheres com muita força de vontade do acudir e do salvar.
Ao Homem comum….
“Gostava que pudesses ver a tristeza de um homem, quando o trabalho da sua vida desaparece em chamas, ou uma família que regressa de viagem e apenas encontra a sua casa e todos os seus bens destruídos. Gostava que pudesses saber, o que é procurar por crianças num quarto incendiado com as chamas por cima da tua cabeça, as palmas das mãos e os joelhos a queimarem enquanto rastejas, o chão a ranger com o teu peso enquanto a cozinha arde mesmo por baixo de ti.... Gostava que pudesses saber como é entrar em casa e olhar para a família, não tendo coragem para lhes dizer que quase não voltava para casa da última ocorrência... Gostava que pudesses compreender quando têm uma criança a puxar-lhes o braço e a perguntar se a mãe está bem, sem sequer conseguir olhar nos seus olhos, pois não podem deixar cair uma lágrima. E o que é pior, é nem saberes o que responder...” “Edgar Poe.”
Julgo muito sinceramente, sem obstruir quaisquer circunstâncias de vazio, ser bombeiro sem o ser, mas apenas contribuir nestas simples e humildes letras de testemunho, para com uma instituição que honra os seus BOMBEIROS nas suas coragens e outros atributos.
Tenho a perceção do quanto gostam dos atos que praticam do bem fazer em favor do outrem. Nestas circunstância de admiração e consideração, apresento publicamente sentidos e sinceros PARABÉNS DE ANIVERSARIO pelo 114º ininterrupto em favor da causa nobre, o socorro, a solidariedade e a entrega para com o outrem.
Viva aos BOMBEIROS
FERNANDO RUFINO LEITÃO NETO
Sócio nº 695 da AHBVC
.