sábado, 20 de agosto de 2016

SISMO DE 4,1 COM EPICENTRO NO CANHÃO DA NAZARÉ FOI SENTIDO EM LISBOA


 
Jolly Janner / Wikimedia
-
O IPMA explicou que o sismo, de magnitude 4,1 na escala de Richter, teve o epicentro no Canhão da Nazaré e foi sentido na região de Mafra e em Lisboa.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou esta sexta-feira um sismo de magnitude 4,1 às 12h44, com epicentro no mar, a cerca de 80 quilómetros a oeste de Peniche, mas que “não causou danos pessoais ou materiais”.
Em comunicado, o IPMA explica que o abalo “foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Mafra e em Lisboa“.
Testemunhas ouvidas pela Lusa deram conta de que sentiram o abalo em diferentes locais dos distritos de Lisboa e Leiria.
De acordo com o instituto, o epicentro localizou-se no Canhão da Nazaré.
Em declarações à Lusa, o especialista Jorge Cruz, do IPMA, explicou que “é normal acontecerem estes fenómenos de vez em quando”, que decorrem “do movimento da crosta [terrestre]“.
Salientando que este “foi um evento só sentido pela população, que não causou danos“, o especialista admitiu a ocorrência de réplicas, que serão, contudo, “de intensidade menor”.
A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até ao valor 10. Um abalo de 4,1 é considerado ligeiro, de acordo com esta escala. A escala de Mercalli, que avalia a intensidade, vai até XII.
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria informou, pouco depois das 13h00, não ter recebido qualquer comunicação.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário