sábado, 20 de agosto de 2016

Sardinha torrada na telha, na Praia da Tocha

E a acompanhar batata assada na areia, tal como faziam os pescadores ligados à Arte Xávega.

Por estes dias, a Praia da Tocha, no concelho de Cantanhede, está a recuperar uma tradição secular ligada aos pescadores da Arte Xávega: sardinha torrada na telha, acompanhada com batata assada na areia. Era assim que os pescadores desta praia confecionavam a sardinha que pescavam por arrasto. A segunda edição do Festival da Sardinha torrada na telha e da batata assada na areia começou ontem e decorre até domingo.

As batatas assam durante meia hora, no mínimo, dentro da areia fina da praia. Paulo Carvalho dá as explicações enquanto sacode a areia das batatas já assadas e as coloca no tacho ao lado das sardinhas torradas na telha: "é um monte de areia, fazemos uma cova larga e fazemos uma fogueira grande lá dentro. Depois, vamos mexendo a fogueira e a areia, para estar a caldear a areia e ficar quente em todos os lados".

A vontade deste festival é a de recuperar uma tradição secular ligada à praia da Tocha. "Era uma coisas que os pescadores de Arte Xávega faziam na própria praia. Apanhavam o peixe e assavam-no na telha, em cima do lume, acompanhado com a batata assada na areia", explica Pedro Lindim, da Associação de Moradores, que organiza a iniciativa.

E a sardinha aparece depois no prato com um aspeto dourado, por causa do preparado que leva. "A sardinha normal, embebida em farinha de trigo e milho, e azeite".

Margarida Santos e Vítor Freitas são do Porto, estão na Praia da Tocha de férias, e provaram pela primeira vez. "Está boa. Venho para aqui há muitos anos e nunca tinha provado". "Já trinquei areia, mas está boa".

O Festival da Sardinha torrada na telha e da batata assada na areia decorre na Praia da Tocha, no jardim da sede da Associação de Moradores, ao lado de uma exposição de fotografia sobre os rostos da Arte Xávega.

O prato da sardinha está a ser vendido a sete euros. A organização conta que passem cerca de 800 pessoas pelo festival durante as três noites.


Fonte e Foto: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário