sábado, 20 de agosto de 2016

ADOLESCENTE CHINÊS CONDENADO A PRISÃO PERPÉTUA POR COMPRAR ARMAS DE BRINCAR


 
CNS
As armas de imitação compradas por Liu Dawei
As armas de imitação compradas por Liu Dawei
Há brincadeiras que nunca se esquecem. Que o diga o jovem Liu Dawei de 18 anos, que comprou 24 réplicas de armas de brincar, e que por causa disso terá que passar o resto da vida na prisão.
Segundo o SCMP, Liu Dawei foi detido em setembro do ano passado, em Quanzhou, na província de Fujian, quando atravessava a alfândega com 24 armas de imitação que tinha comorado em Taiwan.
Liu certamente estaria longe de imaginar que a polícia iria considerar 20 das 24 armas de brincar como sendo armas a sério, o que lhe valeu uma acusação de tráfego de armas e a pesada sentença.
O problema não está no entanto na polícia em si, mas sim na definição do que constitui uma “arma real” na China.
A lei chinesa determina que qualquer arma que dispare um objecto com uma energia de 1.8 j/cm2seja considerada uma arma a sério.
Basicamente, o equivalente a alguém atirar um feijão contra outra pessoa.
A energia cinética de uma arma, medida em joules por centímetro quadrado, é uma medida da potência com que a arma consegue disparar o seu projéctil.
Este valor é substancialmente mais baixo que o que o valor adoptado por outros países, e mesmo na China, até 2008 esse valor era de 16 j/cm2.
CNS
O jovem Liu Dawei, condenado a prisão perpétua por comprar armas de brincar
O jovem Liu Dawei, condenado a prisão perpétua por comprar armas de brincar
O mais absurdo ainda é que a sentença poderia ter sido a pena de morte, mas o juiz terá tido em consideração a juventude a ausência de antecedentes, tendo comutado a pena para “apenas” prisão perpétua.
O jovem Liu Dawei, que já recorreu da sentença, disse por seu turno que se prontificaria desde já a ser fuzilado com as armas que comprou -  e que se morresse, seria a sua admissão de culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário