domingo, 11 de setembro de 2016

Manuel Queiró: “Não há nenhum material da CP a circular sem condições de qualidade e segurança”


Resultado de imagem para Manuel Queiró: “Não há nenhum material da CP a circular sem condições de qualidade e segurança”
O presidente da CP anunciou que ia ser aberto um inquérito "absolutamente rigoroso" às causas do acidente ferroviário de hoje em Pontevedra, na Galiza. O descarrilamento do comboio de passageiros que liga Porto a Vigo, Espanha, causou pelo menos quatro mortos, esta sexta-feira de manhã.


A CP - Comboios de Portugal e a Renfe vão abrir um inquérito conjunto "absolutamente rigoroso" às causas do acidente ferroviário de hoje em Pontevedra, na Galiza.
Por sua vez a Adif, gestora da rede ferroviária espanhola, também anunciou a abertura de um inquérito.
O descarrilamento do comboio de passageiros que liga Porto a Vigo, Espanha, causou pelo menos quatro mortos, esta sexta-feira de manhã. Uma das vítimas mortais é o maquinista, português. O acidente ocorreu nas imediações da estação espanhola de Porriño, cerca das 9.30 horas da manhã, hora local, 8.30 horas em Portugal continental. Tinha chegada prevista ao Porto para as 10.12 horas.
O comboio em causa é o chamado "comboio celta" que traduz uma parceria de há três anos a esta parte entre a CP e Renfe que faz a ligação ferroviária diária entre Porto e Vigo.
Às televisões o presidente da CP disse que "o inquérito vai ser absolutamente rigoroso. Portugal tem o material que o país pode ter, mas posso garantir que a manutenção da CP é rigorosa. Não há material nenhum a circular sem condições de segurança e de qualidade". Manuel Queiró acrescentou que "todo o material que circula em Portugal pela CP é rigorosamente controlado em termos de segurança, posso assegurar isso".
Pelo menos quatro pessoas morreram e cerca de 50, de várias nacionalidades, ficaram feridas. O presidente da CP, Manuel Queiró, confirmou que as vítimas mortais são o maquinista, português, dois funcionários da Renfe, um deles revisor, e um cidadão norte-americano. Confirmou ainda que três dos feridos são portugueses. A mesma informação foi avançada pela presidente a Câmara de Porriño, Eva Garcia de La Torre.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, que se deslocou ao local, informou que 12 pessoas feridas continuam hospitalizadas, mas sublinhou que nenhuma corre perigo de vida.
Em comunicado a CP "lamenta profundamente o trágico acidente desta manhã, ocorrido em Porriño, de que há a registar até ao momento quatro vitimas mortais e vários feridos. Uma das vitimas mortais era o Maquinista, de nacionalidade portuguesa, que pertencia aos quadros da CP e cuja família a CP acompanha neste momento de luto para todos os ferroviários".
A empresa nacional "lamenta profundamente as vítimas mortais, endereça os mais sentidos pêsames às famílias e deseja a rápida recuperação dos feridos resultantes do acidente".
Foi de imediato constituída uma comissão de inquérito, liderada pela empresas ferroviárias espanholas, ADIF e RENFE e que inclui representantes da CP. No âmbito deste inquérito serão apuradas as causas e circunstancias deste acidente, que só após a sua conclusão serão divulgadas, avança o comunicado.


Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário