domingo, 11 de setembro de 2016

As cinco zonas do mundo onde se vive mais tempo

O explorador da "National Geographic" Dan Buettner identificou cinco zonas do mundo onde as pessoas chegam aos 100 anos. Conheça a receita da longevidade.
O ponto de partida do projeto foi a ilha de Sardenha, em Itália. Na localidade reuniram-se médicos, antropólogos, demógrafos e especialistas em epidemiologia, que estudaram o modo de vida dos habitantes. E assim foi aberto caminho para uma investigação mundial.
Ao longo de vários anos, a pesquisa foi expandida e foram identificados cinco locais com comportamentos específicos que têm influência direta na saúde.
Ao programa foi dado o nome de "Blue Zones" ("Zonas Azuis"). Nesta categoria estão integradas as ilhas de Okinawa, no Japão; a cidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA); a península de Nicoya, na Costa Rica; a ilha Icária, na Grécia; a ilha de Sardenha, em Itália.
Nas cinco regiões, a taxa de incidência de cancro e de doenças cardíacas são mais baixas, em comparação com o resto do mundo.
Apesar de o código genético ser um elemento essencial, os investigadores reuniram nove comportamentos que influenciam a longevidade e que são comuns a todas as zonas.
1. Contacto com a natureza
Os habitantes das cinco zonas estão em constante contacto com o meio ambiente. Usam as montanhas para fazer grandes caminhadas. Não vão a ginásios, nem fazem maratonas. Exploram e desfrutam da natureza. Também têm por hábito plantar jardins e quintais, de onde colhem os alimentos para as refeições.
2. Objetivo de vida
Em Okinawa chamam-lhe "ikigai" e em Nicoya falam em "plano de vida". Encontrar um propósito para acordar todos os dias. Em Loma Linda há um grande incentivo ao voluntariado, por exemplo. Os habitantes concentram-se em ajudar os outros e ganham uma ocupação. Isto ajuda a combater depressões e outras perturbações.
3. Pausar
Fazer uma pausa no dia. Em Okynawa tiram alguns minutos para lembrar os antepassados, em Loma Linda rezam, em Icária aproveitam para fazer uma sesta depois do almoço e na Sardenha existe uma "happy hour" para o convívio.
4. A regra dos 80%
Não comer em quantidades exageradas, manter um peso equilibrado. Em Loma Linda há uma grande preocupação em manter um índice de massa corporal saudável. Por norma, param de comer quando o estômago está cerca de 80% cheio. A refeição mais pesada é feita de manhã e à noite come-se pouco.
5. Vegetais
Feijões, soja, lentilhas e favas são a base das dietas praticadas nestes cinco locais. Por exemplo, em Icária existe a dieta mediterrânica, rica em massas, arroz, frutas, vegetais e grãos integrais. Muitos habitantes destas zonas são vegetarianos.
6. Vinho
Beber álcool de forma moderada e regular. Durante a refeição ou no convívio com os amigos costumam beber um ou dois copos de vinho.
7. Espiritualidade
Os habitantes das zonas estão integrados em comunidades religiosas. A devoção é um ponto forte das "Zonas Azuis" e tem influência direta nos hábitos e comportamentos.
8. Família sempre por perto
Os mais velhos ficam sempre perto da família. As pessoas são acompanhadas e têm sempre alguém perto para ajudar e cuidar. A tendência é comprometer-se com alguém através do casamento e ter filhos. Investem muito tempo na nova geração com a esperança que esses cuidados um dia lhes sejam retribuídos.
9. Redes de amigos
Estar inserido num círculo de pessoas da comunidade. A noção de companheirismo está muito presente. Os habitantes de Okinawa criam "moais", grupos de cinco amigos que se comprometem para a vida.

JN
Foto: Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário