terça-feira, 27 de dezembro de 2016

ESQUERDA QUER MAIS DIAS DE FÉRIAS E MAIS UM FERIADO


 
Primeiro-Ministro António Costa conversa com deputada Catarina Martins (BE) antes do encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2016
Primeiro-Ministro António Costa conversa com deputada Catarina Martins (BE) antes do encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2016
Em janeiro do próximo ano, volta ao Parlamento o tema do aumento do número de dias de férias para todos os trabalhadores e a questão de fixar a terça-feira de Carnaval como feriado nacional.
De acordo com o Jornal de Negócios, os partidos de esquerda vão voltar à carga no Parlamento com estes temas a meio de janeiro do próximo ano.
Em causa está o aumento do número de dias de férias para todos os trabalhadores e a fixação da terça-feira de Carnaval como feriado nacional.
Depois de terem sido repostos quatro feriados este ano – dois civis e dois religiosos -, o projeto dos Verdes volta a estar em cima da mesa.
A proposta para que seja feriado no Carnaval deu entrada na Assembleia em novembro de 2015 mas a discussão acabou por ser adiada porque o partido não queria misturar o assunto com a reposição dos feriados obrigatórios. Agora, segundo o jornal, o tema volta ao Parlamento no próximo dia 11.
Por sua vez, no dia 18 de janeiro, os deputados debatem os diplomas do Bloco de Esquerda e do PCP que têm em vista assegurar mais dias de férias aos trabalhadores.
O Negócios escreve que os comunistas têm dois diplomas: um que repõe os 25 dias de férias para a Função Pública, acrescidos de um dia útil de férias por cada dez anos de serviço efetivamente prestado, e outro que atribui o direito a 25 dias de férias anuais também ao setor privado. Já os bloquistas querem os 25 dias de férias anuais para todos os trabalhadores das empresas.
Ainda não é certo se os partidos de esquerda vão alcançar as suas reivindicações mas, de acordo com o jornal, é possível que os Verdes tenham mais sorte. É que o primeiro-ministro sempre se revelou um defensor do feriado no dia de Carnaval mas, no que toca ao aumento das férias, sempre se afastou dessa ideia.
ZAP //

Nenhum comentário:

Postar um comentário