terça-feira, 27 de dezembro de 2016

360º - Novas polémicas com Angola e um Explicador essencial sobre Israel e a ONU

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O Ministério da Defesa russo anunciou hoje que foi encontrada a caixa negra do avião que se despenhou no mar Negro. Estava a uma profundidade de 17 metros. A informação no seu interior pode ajudar a perceber os detalhes da queda do aparelho.

E já há certezas sobre a queda do avião que transportava a equipa de futebol Chapecoense combustível a menosHouve outras irregularidades no voo: o aparelho levava peso a mais e seguiu a uma altitude superior à permitida. Resumindo: foi erro humano.

BE, PCP e Verdes querem mais dias de descanso: o Parlamento vai receber propostas para um aumento dos dias de férias na função pública e no privado e para instituir o Carnaval como feriado oficial. A notícia é do Negócios.


Informação relevante
“Elites portuguesas tratam-nos como se fôssemos seus escravos”. É apenas uma das frases polémicas do último artigo de opinião do diretor do Jornal de Angola, órgão detido pelo Estado. José Ribeiro critica a forma como as autoridades portuguesas receberam Luaty Beirão e acusa-o de ter preparado “atos de violência e de terrorismo muito semelhantes aos praticados em Paris, Nice, Berlim". Escrevendo contra as "punhaladas portuguesas", o diretor do jornal lamenta "a destruição das grandes parcerias com o BES e PT" e denuncia um sinal da nefasta influência de Lisboa: "Os empresários desonestos até conseguiram impingir a colocação da tortuosa (para os pés) calçada portuguesa nos passeios de Luanda".

Em Itália, continuam os problemas na banca. O Banco Central Europeu enviou ontem uma carta à administração do banco Monte dei Paschi a exigir uma recapitalização de 8,8 mil milhões de euros. O presidente do Bundesbank também falou sobre o caso, lembrando que o dinheiro do Estado só deve ser usado “como último recurso”.

A votação na ONU que condenou a construção de colonatos em território palestiniano continua a ter consequências diplomáticas. A OLP (Organização para a Libertação da Palestina) anunciou ontem que vai contactar o Tribunal Penal Internacional e quer que os colonatos sejam considerados "crimes de guerra". É um tema complexo que o João Almeida Dias descodificou num Explicador sobre estas novas tensões na região.

O Governo vai levar à Assembleia da República a criação do Registo Oncológico Nacional, desvalorizando assim os dois pareceres negativos por parte da Comissão Nacional de Proteção de Dados, que teme que o registo seja “potenciador de juízos discriminatórios”. A notícia é do Público.

Hoje vai ser revelada oficialmente a lista de 30 edifícios históricos que serão alvo de concessões a privados. Já se sabe que entre eles estão o Forte de São Pedro no Estoril e o quartel da Graça, por exemplo - e que o Forte de Peniche saiu definitivamente da lista.

Mário Soares está em "coma profundo", segundo o último boletim oficial do hospital da Cruz Vermelha. O ex-Presidente "não reage a estímulos externos”, mas “continua a respirar normalmente, sem qualquer apoio técnico". Hoje ao meio-dia haverá nova atualização do seu estado de saúde.

Morreu ontem José Silva Marques. Ex-líder parlamentar do PSD, foi militante comunista na clandestinidade e escreveu um livro sobre a sua passagem pelo PCP que vale a pena ler, Relatos da clandestinidade – O PCP visto por dentroPassos Coelho lembrou o “brilhantismo” de Silva Marques e os seus “olhinhos pequeninos a brilharem, sempre que intervinha no parlamento”.


A nossa Opinião

Hoje, no Observador, Rui Ramos escreve sobre as políticas do BCE: "O BCE está a gerar na Europa uma espécie de subprime político, cuja ruptura, um dia, poderá precipitar a primeira grande viragem do século. A política do BCE é um risco maior do que o populismo."

João Marques de Almeida escreve a Mário Soares para lhe dizer "muito obrigado": "O senhor foi sempre um homem livre. Na minha opinião esteve muitas vezes errado. Mas foi sempre livre. Sempre admirei isso em si. E só os homens livres lutam pela liberdade com todas as suas forças."

Paulo de Almeida Sande escreve uma crónica de Natal: "Neste tempo e neste ano em que tantos artistas nos deixaram, devíamos prestar mais atenção à música e às palavras com que nos dizem, com que nos cantam, há tantos anos: 'Acordem'.”

José Conde Rodrigues escreve sobre "um outro Natal": "Celebrar o Natal é andar com a solenidade e espontaneidade dos que caminham descalços, mostrando que o que conseguem ver não é tudo; atentos ao silêncio como se ele fosse a única voz possível de Deus."

Tiago Duarte escreve "Guterres e os meus filhos": "Recebi com grande alegria a notícia da eleição de António Guterres para Secretário-Geral da ONU e aguardo ansiosamente o dia em que vai iniciar funções, para poder confirmar que a sua primeira medida será o envio de uma missão de paz a minha casa".


Os nossos Especiais

Startups? “Os investidores comportam-se em manada.” Paulo Soares de Pinho é diretor do The Lisbon MBA e dá uma entrevista à Ana Pimentel sobre o que podemos esperar de 2017. Fala sobre a Uber, sobre a Amazon e sobre a bolha que estamos a viver e que pode fazer com que o que se passou até 2008 pareça "uma brincadeira de crianças".


Notícias surpreendentes

Ontem escreveu-se muito sobre George Michael, mas há três textos do Observador que ainda vale a pena ler:
Está quase, está quase: faltam poucos dias para o final do ano e não me diga que ainda não fez planos. Se está indeciso, então clique aqui e escolha entre as 100 sugestões (sim, 100), de Norte a Sul, que a Sílvia Silva preparou para si. Há concertos, jantares e festas temáticas.

O Eurico de Barros juntou um júri unipessoal e elegeu os dez melhores filmes de 2016. Há escolhas dos Estados Unidos, da Europa e da China.

Outra lista: veja os 15 carros mais potentes e rápidos de 2016. Como se costuma dizer nestas ocasiões, aperte o cinto. 

E agora chegou a vez daquele panda irresistível. A Marta Leite Ferreira escolheu as melhores fotos do ano sobre vida selvagem. Veja lá o que lhe parece.

Já com todos os balanços feitos, atire-se a mais esta terça-feira. No Observador, vai ter toda a informação atualizada e explicada ao longo do dia.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário