terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Startups - Foi um ano incrível, não foi?

Foto do autor

Startups

Por Ana Pimentel, Jornalista
ApoioMicrosoft
Entrevistei o professor Paulo Soares de Pinho, diretor académico do The Lisbon MBA, no gabinete que ocupa na Universidade Nova de Lisboa. Queria conversar sobre o futuro – se é verdade que 2017 vai ser o ano em que as startups tecnológicas regressam em força aos mercados (ou se o capital de risco vai continuar a ser o porto seguro dos tão aclamados unicórnios). Era suposto ter demorado meia hora. Quando desliguei o gravador marcava o minuto 58. O descuido incluiu Uber, Facebook, Snapchat, Donald Trump, os “nacionalismos pacóvios” da Europa e até os “pseudo-empreendedores”. E eu que queria tanto falar de futuro, acabei a refletir sobre o passado.
Passado. Quando há um ano, o José Manuel Fernandes me disse que um dos objetivos do Observador para 2016 era ter uma newsletter semanal dedicada ao empreendedorismo, achei que a ideia ia ficar na gaveta. Não ficou. E no início do ano começámos a trabalhar na melhor forma de vos entregar este email – uma coisa que parece tão simples, mas que conta com a mestria de toda a equipa do Observador. E eu estava cheia de medo, lembram-se?
Arrisquei em escrevê-lo num tom mais pessoal, porque queria mostrar aos mais céticos que, apesar dos estrangeirismos e das piadas pré-feitas, a revolução tecnológica invadiu-nos a todos, nas coisas mais simples do dia a dia, tenhamos os empregos que tivermos – das artes à computação -, sejamos geeks ou não. Queria mostrar que falar sobre startups é falar do mundo de hoje. É refletir e discutir o mundo de hoje. Sem ideias feitas. E tal como qualquer empreendedor, investigador, artista ou curioso, arrisquei.
O ano ficou marcado pela Web Summit, pelas políticas públicas inéditas na área, pela polémica Uber vs taxistas, pela história do Ricardo, o português que em 25 segundos conseguiu um milhão de dólares, pelo que disseram os presidentes do Tinder e da Happn sobre o mercado português, ou pela história que conta como é que Elon Musk se tornou no “génio” que é hoje. Mas também pelo desafio que foi assegurar que este email vos chega sempre à hora marcada, todas as terças.
Na próxima, já estamos em 2017 e – prometo – vamos só falar de futuro. Até lá, aproveitem o final de 2016 com as pessoas que mais gostam, fechem ciclos, abram novos, mudem estratégias, mudem negócios, mudem o pitch, mudem a vida. Façam resoluções. Ou não façam resoluções e deixem tudo na mesma. Entrem em 2017 com o pé direito, não se esqueçam. Que na próxima terça-feira, estou cá outra vez.
FotografiaHORIZONTE 2020

Cinco PME portuguesas ganham financiamento da UE

Há mais cinco pequenas e médias empresas incluídas na fase 1 do Instrumento PME do Horizonte 2020. Cada uma vai receber 50 mil euros da Comissão Europeia.
FotografiaSTARTUPS

Saúde. EUA querem investir em startups portuguesas

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirma que há empresas norte-americanas interessadas em investir em startups portuguesas da área da saúde.
FotografiaTIVE UMA IDEIA

A sonda portuguesa que zela pelas suas apps

Startup de Nuno Loureiro quer ajudar empresas a construir aplicações mais seguras. A ideia que nasceu dentro do Sapo prepara-se para entrar no mercado em fevereiro de 2017.
FotografiaUBER

Governo aprova regras para a Uber e Cabify

O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros o novo regime jurídico da atividade das plataformas eletrónicas de transporte individual, como a Uber e a Cabify.
FotografiaUBER

Taxistas não abdicam do limite de carros Uber

Proposta de regulamentação aprovada em Conselho de Ministros não inclui limites aos carros Uber e Cabify. Presidente da Federação Portuguesa do Táxi diz que o setor "não abdica do contingente".
FotografiaINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Para solitários? Uma assistente pessoal diferente

Num mundo em que já existe a Siri, a Echo, o Google Assistant e outros "mil" assistentes pessoais eletrónicos, eis que surge a Azuma, um holograma dentro de um tubo. É para os mais solitários.
FotografiaAPPS

Brinquedo novo? 21 "apps" que vai querer instalar

Recebeu (ou deu a si próprio) um dispositivo móvel como prenda de Natal? Um iPad? Um iPhone? Um smartphone ou tablet Android? Não perca a nova edição das 21 aplicações recomendadas pelo Observador.

ENTREVISTA

FotografiaSTARTUPS

Startups? "Os investidores comportam-se em manada"

O diretor do The Lisbon MBA acredita que a bolha de 2008 foi "uma brincadeira de crianças" comparada com a que se vive hoje. Os "unicórnios", diz Paulo Soares de Pinho, são apenas um dos sintomas.

RADAR GLOBAL

MAIS SOBRE STARTUPS
Mais pessoas vão gostar da Startups. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário