quarta-feira, 24 de maio de 2017

360º - Como explicar o terrorismo às crianças? A resposta às 6 perguntas mais angustiantes. E ainda: Reino Unido em alerta contra ataque "iminente"

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o Reino Unido subiu o nível de ameaça de terrorismo para “crítico”, o que quer dizer que um novo atentado pode estar "iminente". No Observador, já estamos a seguir os novos desenvolvimentos em direto num liveblog:

  • Esta manhã ficaram a conhecer-se as identidades de mais quatro vítimas, entre elas uma adolescente de 15 anos;
  • As forças armadas vão substituir a polícia em várias funções, para libertar meios para a investigação;
  • Esta manhã, há um cordão policial à volta da zona onde vivia o bombista suicida, Salman Abedi (todas as informações que existem até ao momento sobre o terrorista estão aqui).
Este ataque terrorista trouxe uma novidade: teve como alvo um público muito jovem. Perante isto, como é que nos devemos comportar em casa? Devem os pais falar sobre isso com os filhos? E como? A Marlene Carriço ouviu um pedopsiquiatra e quatro psicólogas para responder às seis perguntas mais angustiantes.

Mais perguntas: e em Portugal, como é montada a segurança de um concerto? Agora que vêm aí os festivais de verão, a Marta Leite Ferreira foi perceber os detalhes sobre as revistas, os objectos proibidos e o policiamento.


Informação relevante
Nos últimos anos, quem nomeou mais boys: o Governo PS de José Sócrates, o Governo PSD/CDS de Passos e Portas ou o Governo PS de António Costa? Este vídeo ajuda a fazer as contas. Faz parte da investigação especial que o Observador está a divulgar ao longo destes dias sobre a forma como os partidos políticos colonizam o Estado. Os bastidores desse trabalho são explicados neste segundo vídeo.

Isto é uma montanha russa: depois de ter proposto a saída do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE), a Comissão Europeia veio agora alertar que Portugal pode falhar as metas orçamentais de 2017 e 2018. A análise de Bruxelas ao Programa de Estabilidade foi divulgada ontem, mas deixa uma saída aberta: há uma margem de decisão política que pode evitar o regresso de Portugal ao PDE.

Com Portugal a sair do PDE, de que é que se havia de falar no debate quinzenal de ontem no Parlamento?Todos os partidos (menos o PCP, claro, que jamais alguém apanhará a elogiar Bruxelas) aplaudiram a decisão, mas quanto aos méritos a história foi diferente. Para o PS, foi uma vitória da ruptura; para o PSD, da continuidade

Na crónica do debate de ontem, o Vítor Matos coloca o assunto algures entre o paraíso, o inferno e o purgatório.

Parece que há um plano B para o Novo Banco. Sérgio Monteiro, que esteve à frente do processo de venda desde o último trimestre de 2015, esteve ontem no Parlamento e confirmou que,se a troca de dívida falhar, a venda não será concluída. Então, e o tal plano B? Sérgio Monteiro confirma que ele existe, mas acha que não se deve falar sobre o assunto.

Donald Trump e o Papa Francisco já se encontraramhoje de manhã no Vaticano. Ainda não há detalhes sobre a conversa, mas o New York Times lembrou que os dois "simbolizam visões claramente diferentes do mundo".

A Moody's decidiu cortar o rating da China, por ter dúvidas sobre a capacidade de Pequim adaptar a economia e evitar uma crise da dívida. O Governo ficou furioso com uma decisão que considera "absolutamente infundada".

Confrontos com o Estado Islâmico levaram as Filipinas a decretar a lei marcial em Mindanao, no sul do país. O Presidente Duterte avisou durante a madrugada que a situação de excepção pode durar um ano.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre terrorismo: "O terrorismo islâmico pode transformar as sociedades ocidentais, e é uma ilusão pensar que impedir isso é apenas uma questão de boa vontade e abertura de espírito".

Maria João Marques também escreve sobre o atentado em Inglaterra: "Não tenho grandes respostas para o que aconteceu em Manchester, mas sei que se a Europa permitir que o terrorismo islâmico mate impunemente os nossos filhos, estará condenada. Merecidamente".

Luís Aguiar-Conraria escreve sobre se as novas gerações são ou não mais dadas a excessos: "Há uns anos um colega comentou que os estudantes estavam cada vez mais imaturos. Na verdade todos os anos eles têm a mesma idade. Nós, os professores, é que, a cada ano que passa, ficamos mais velhos".

José Manuel Fernandes também comenta, num vídeo de opinião, as Queimas das Fitas e ainda o vídeo divulgado pelo Correio da Manhã. 


Os nossos Especiais

É comparável a Bach, Mozart ou Beethoven, mas continua a ser quase desconhecido fora do círculo dos entusiastas da música antiga. Monteverdi nasceu há 450 anos e José Carlos Fernandes decidiu recordar o génio que inventou o Barroco.


Notícias surpreendentes
Roger Moore foi o meu primeiro 007 - e morreu ontem, aos 89 anos. Não, ele não foi um canastrão (ou, pelo menos, não foi só um canastrão), como mostram estas 22 fotos. Vale a pena ler o que tem a dizer o Eurico de Barros, que escreve sobre "um actor amável, sem peneiras e consciente das suas limitações".

É já a 1 de junho que abre a Feira do Livro de Lisboa. Vai ser a maior de sempre, com mais pavilhões, novos espaços de restauração, um fraldário e uma zona para animais.

Vai ser um dia concorrido: também a 1 de junho começam as Festas de Lisboa, com muito arraiais pela cidade. Veja o programa aqui.

A Lonely Planet fez a lista dos 10 melhores destinos europeus a visitar em 2017. Quem é que encontramos por lá? OAlentejo.

Está a ver o bar do restaurante Vela Latina, que abriu há 30 anos? Esqueça. A partir de julho, vai abrir lá o Nikkei, um novo restaurante peruano. O Tiago Pereira tem os detalhes.

E agora que lhe abri o apetite, pode começar a sua quarta-feira bem informado. Vá passando por aqui, vamos ter notícias, análises, opiniões e vídeos ao longo de todo o dia.
Até já!
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário