quarta-feira, 24 de maio de 2017

Opinião: “Quanto Mais Me Bates Mais Gosto de Ti”

Desde 2007 que os Bombeiros vêm sendo postergados sem que se perceba muito bem o porquê. Quer dizer há uma explicação mas de tão tola ela acaba por ser pifia. Mas os Bombeiros não estão habituados a olhar para cima e depois dá nisto.
Nisto na Liga dos Bombeiros Portugueses não defender quem dá o coiro ao manifesto e vir agora com panegíricos para que rumem todos a Cascais. Rumará quem entender e quem for tolo. Mas muitos vão, ainda ontem me garantia um comandante daqui das Beiras que iria, porque é festa e com papas e bolos se enganam os tolos. Ou será o velho respeito institucional dos Bombeiros. Que compreendo e aceito, mas nesta fase, com o qual não concordo.
Na minha opinião a Liga de Bombeiros Portugueses não representa os bombeiros.
Representa as associações humanitárias, e quantos estatutos não foram alterados para incluir o humanitário no nome de instituições cuja única função é prover e sustentar os corpos de bombeiros, e as federações.

Representar os Bombeiros representa a Associação Bombeiros Para Sempre; a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários.

Por isso estes apelos para irem a Cascais ao Dia Nacional do Bombeiro mais não é do que vontade de ter um exército para que do alto de uma tribuna se possa gritar e dizer que eu é que represento os bombeiros e tu és um divisor que nos queres separar.
A Liga, se o tivesse querido, já tinha arrumado a contenda. E nós, infelizmente, vivemos o dividir para reinar. Tal como em 2007 quando, do dia para a noite, se levantaram duas forças, apetrechadas e equipadas em abundância com o melhor que o dinheiro pode comprar e a cagança sustentar. Mas da Liga sempre o silêncio. E hoje quando ouvimos a tutela politica dizer que os bombeiros são caros e não peçam muitos benefícios porque o calado é o que mais ganha é isso que eles querem.

Este modelo de funcionamento e financiamento está podre. E é reles.

Quando os senhores que administram a República e o Estado em nosso nome quiserem, poupam muito dinheiro e ganham muito mais eficácia. Basta deixar de financiar as associações e passarem a financiar o corpo de bombeiros. Com um depósito geral de material, para carros e equipamento individual e uma intendência para pagarem directamente a quem trabalha e sem intermediários. No meu tempo eram 10% para administrar estas verbas. Hoje deve ser mais algum. Em dinheiro ou em espécie. Portanto quando chamarem os bois pelos nomes acabam com o regabofe que os Bombeiros dão de comer a muita gente menos aos que são essenciais.
Reparem. Na segunda-feira o Diário da República dava conta de um concurso público para aquisição, por parte da Autoridade Nacional de Protecção Civil, de 1. 169. 416 € para o Exército dispor de equipamentos de protecção individual para prevenção aos incêndios florestais. Para quem está… bom conhecemos o frenesim que foi e nem vale a pena falar mais disso. Mas isto aconteceu. No mesmo dia em que a Liga pedia para não se boicotar Cascais que este dia foi instituído para homenagear os bombeiros. Os Bombeiros homenageiam-se com respeito. Respeito e parcimónia no gastar o que é de todos nós e, sobretudo, com rentabilizar os poucos recursos que o país tem. É para servir o povo. Não para engraxar vaidades.

Não acordem que não é preciso que quem chegou ontem já tem direito a equipamentos de protecção individual e o mais que houver. Estamos só no princípio. E o drama é esse.

Pode não haver militares para patrulhar a rua central de Barrelas de noite e vir o pilha galinhas vandalizar o mobiliário urbano, roubar a roupa no estendal e um carro mais o pote das esmolas.
Podemos não ter tropa para ir para o Kosovo. Mas para ser bombeiro não faltam vontades.
Bombeiro calma, bombeiro neste horário e com estas condições. E temo bem que queiram apagar os bombeiros sem ter dinheiro para sustentar, a montante, quem garanta o serviço. Mas para receber a mochila financeira e aparecer na fotografia, para isso não faltam vontades.
E um país que investe, em dez anos, em 3 forças esquecendo de prover o que já tem ou é rico ou está refém de um esquema que eu, tolo e pífio, insisto em não querer ver.
Mas do ponto de vista da inteligência, seja ela humana ou artificial, é estulto. Já tenho quem garante tudo e não só não lhes dou o que precisam, e que dou a outros, como os trato mal?
Do ponto de vista do cidadão é o mais triste dispêndio de dinheiros públicos, dos nossos impostos, que eu tenho memória. Para roer ossos tu prestas para comer o bife já não?

Valha-nos São Marçal e ide, ide todos a Cascais que quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Amadeu Araújo, Bombeiro QH

Nenhum comentário:

Postar um comentário