sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Opinião: A Revolta de Um Bombeiro

Há 4 meses atrás escrevia para a Agnes, hoje escrevo para as várias Agnes disfarçados de cidadãos por esse país fora…
E não fiquem ofendidos comigo por vos chamar isso, afinal, muitos de vós que em Junho criticavam a Agnes de dizer as verborreias mentais que ela disse sobre os Bombeiros Portugueses, 4 meses depois proferem as mesmas barbaridades quando viram aquilo que era vosso tomado pelas chamas!

…até então era somente aquela velha máxima de que “pimenta no cú dos outros é refresco para mim”…

E então deixem-me que vos pergunte, o que alterou de Junho até ao passado Domingo que vos tenha feita mudar de opinião tão repentinamente?! Não sabem?!
O que mudou foi um dispositivo que viu os seus meios cortados pelo Governo mesmo depois das previsões adivinharem aquilo que se viu nos primeiros 15 dias de Outubro! Esse mesmo Governo que no final de Setembro mandou embora 20 meios aéreos e cerca de 4222 operacionais!
15 de Outubro – O dia mais negro do ano, com 443 incêndios florestais num só dia. Sabem há quantos anos não se registava esse número de incêndios em um só dia?! Pesquisem…

Mas mesmo assim, com os meios reduzidos por culpa do Governo, praticamente sem meios aéreos nenhuns para ajudar no combate às chamas, cerca de 4000 Bombeiros, tantos quantos os dispensados no final de Setembro, largaram tudo o que era deles para de forma VOLUNTÁRIA irem socorrer os bens de outrem, os vossos!

E escrevi voluntária em letras bem grandes para que tenham realmente essa noção, pois a receber dinheiro do estado?! Aquele balúrdio de 45€ em 24h? Era uma percentagem bem bem pequena…
E neste momento estão a ler isto e estão a pensar “ah e tal, alistaram-se porque quiseram, agora só teem de ir e mais nada”…
Negativo meus amigos!
Vão porque o amor à causa, à divisa, ao próximo… aquele bicho que morde por dentro e mete o sangue a fervilhar de adrenalina quando vêem que o dever os chama… porque isso tudo os deixa inquietos, e só acalmam quando estão lá na frente – cara a cara com o diabo, “pró agarrar pelos cornos”!
Não tem obrigação alguma, e a terem?! Tem tanta como qualquer um de vocês comuns cidadãos e os principais agentes de Protecção Civil do País!
E se se acham no direito de, no calor do momento muitas vezes de braços cruzados, criticar os Bombeiros porque eles não se conseguem triplicar ou quadruplicar para conseguirem estar em todo o lado para salvar aquilo que é vosso (e que em muitos casos nem cuidado devido teve da vossa parte originando o que originou), se vocês se acham nesse direito todo, também eu me acho no direito de vos mandar A TODOS ao Corpo de Bombeiros da vossa área de residência e inscrever-se para o Curso de Formação Inicial de Bombeiro… E então depois, depois do curso feito e de uns quilómetros valentes de Mato apagado nas pernas, só então depois vos acho no direito de criticar seja quem for!
E é isso que me entristece, e ao mesmo tempo me enraivece hoje… ler, ver, ouvir e sentir o sofrimento que todos os meus Camaradas passaram naquelas que devem ter sido as 48h mais longas de suas vidas. E depois ler, ver e ouvir as atrocidades e barbaridades com as quais vocês acusaram os Bombeiros, é a forma de ingratidão mais dura e crua que pode existir no ser humano…
Acharam realmente que o incêndio só queimava aquilo que era vosso? Digam-me sinceramente…
Em algum momento pararam para pensar que, se calhar, aqueles homens que ali estavam a salvar os bens que eram vossos também poderiam ter os bens deles a serem tomados pelas chamas?
Quantos de vós nesse momento deixaram o egoísmo de parte, pararam de olhar para o vosso olho do cú, e pensaram “F*****-se, coitado! A desbravar-se para salvar aquilo que é meu e possivelmente tem o que ele dele a arder…”
Quantos de vós?
Pois deixem-me que vos diga uma coisa… e já não falo naquilo que um Bombeiro sofre por dentro quando sai e diz “até já” à mãe, ao pai, à esposa ou aos filhos bebés, sem saber se na realidade voltará ou não… e já não falo naquilo que um Bombeiro sofre quando passa e vê que não conseguiu salvar a vossa casa, o vosso anexo, o vosso fruto de uma vida, ou até mesmo a vossa vida… e já não falo na sensação de impotência e culpa própria que irá carregar esses Bombeiros para o resto da vida a partir deste dia, fruto da ingratidão sentida nas palavras que da vossa boca saíram para os acusar e culpabilizar de tudo e mais alguma coisa… e já não falo nos pesadelos que os atormentarão o resto da vida carregados de mares de chamas e corpos carbonizados, imagens do que viveram e que nunca mais esquecerão…
Não…

A coisa que vos falo é do Bombeiro de Tondela que perdeu o pai nas chamas no domingo, enquanto ele combatia as chamas noutro lado a salvar o que não era dele! A coisa que vos falo é do Comandante de Vouzela, que enquanto salvava as vossas habitações e bens no domingo, perdeu a casa dele completamente devorada pelas chamas! A coisa que vos falo é de Bombeiros de Mira e outras tantas Corporações por esse país fora que perderam os seus bens, casas ou carros, enquanto andavam a combater as chamas para salvar o que era vosso!

É desses BOMBEIROS que vos falo…
Aqueles Bombeiros que para além de terem de sofrer com as palavras da vossa ingratidão, tiveram de sofrer com a ingratidão da vida ao ver arder aquilo que era deles enquanto salvavam o que era vosso!
É desses BOMBEIROS que hoje aqui vos falo, que defendo com unhas e dentes, irmãos de fogo… que não são coitadinhos nenhuns porque fazem o que querem com gosto e por gosto, mas aos quais exijo respeito!
Corta-me o coração ver os meus Camaradas em sofrimento com a impotência da situação, de lágrimas na cara… depois de terem feito das tripas coração para tentar salvar o máximo possível daquilo que é vosso… depois de terem de ouvir todas as palavras de ingratidão que saíram da vossa boca nas mais variadas formas… e ainda vos virem pedir desculpas por não terem conseguido salvar o que era vosso, pedir desculpas por não terem conseguido salvar Portugal!
Virem pedir desculpas…
Mas afinal, quem é que tem de pedir desculpas a quem?! De certeza absoluta que não serão eles!!!

Aqueles que vos devem um pedido de desculpa assobiam para o lado! Aqueles que viverão para sempre com o peso na consciência de mais de 100 vítimas mortais nos incêndios em apenas 2 fins-de-semana, assobiam para o lado! Aqueles que deixam cá fora todos os incendiários com “termos de identidade e residência”, assobiam para o lado!!
E nenhum deles em tempo algum vos pediu desculpas como deviam ter feito! Não falem em Bombeiros que englobam aqueles inocentes que fizeram de tudo, muitos perderam tudo, para salvar aquilo que é vosso!
Não culpem os Bombeiros!
Querem falar, apontar o dedo, acusar… chamem os bois pelos nomes, como se dizia antigamente. Querem exigir responsabilidades, exijam-nas ao Governo! Querem responsabilizar alguém pelas mais de 100 vítimas mortais, falem com o Governo.Porque usar a palavra Bombeiros é juntar no mesmo grupo aqueles que a única culpa que têm é a de deixarem a família e os bens deles, em troca pelos vossos…
Espero que façam as minhas palavras chegar a vocês todos, e que um a um façam uma introspecção… no final rezem um acto de contrição…
E então depois, de consciência tranquila e alma lavada, juntamente com o OBRIGADO diga… DESCULPA BOMBEIRO, DESCULPA!!…
“O maior covarde é aquele que se esconde atrás do orgulho, para fugir de si mesmo!”
Tenho dito, sou Bombeiro com muito orgulho.
João Aguilar
Fonte: BPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário