sexta-feira, 20 de outubro de 2017

PASTEL DE FEIJÃO 7.ª EDIÇÃO DE FESTIVAL DEDICADO AO “DOCE SABOR DE TORRES VEDRAS”



O Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras realiza-se de 27 de outubro a 10 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, no âmbito das Festas da Cidade 2017.
Este Festival, que conta a sua 7.ª edição, possui três áreas de referência: mostra e venda permanente de pastéis de feijão, provas e concursos.
O pastel de feijão faz parte do legado dos torrienses. É o “doce” sabor da terra que traduz a identidade de Torres Vedras, apurado pelo passar dos séculos, amassados por mãos conhecedoras e saboreado por milhares. Com o objetivo de realçar a importância deste doce, bem como preservar as tradições que lhe estão associadas e promovê-lo, a Câmara Municipal de Torres Vedras organiza, uma vez mais, o Festival do Pastel de Feijão, em parceria com produtores locais.
No espaço dedicado à mostra e venda de pastéis de feijão cada produtor terá a possibilidade de expor a sua marca perante todos os visitantes. Este ano participam 13 produtores locais de pastel de feijão, nomeadamente: Brasão; Cantinho Amarelo; Carmitas; Casa Benjamin; Doce do Oeste; Fábrica Coroa; Maria Adelaide Silva; O Segundo; Pãozinho da Avenida; Pastelão; Pastelaria Flôr; Pérola do Atlântico-Pastelaria e Serra da Vila.
Em alguns dias deste festival “Há Provas”, onde estarão marcas distintas em destaque num espaço criado para o efeito e no qual o produtor coloca em evidência a sua marca, dinamizando-a, dando provas e fazendo venda personalizada:

Marcas do Dia:
27 de outubro | Doce do Oeste e Pãozinho da Avenida
28 de outubro | Fábrica Coroa e Brasão
29 outubro | Carmitas e Maria Adelaide R. Silva
31 outubro | Serra da Vila e Casa Benjamim
1 novembro | Doce do Oeste e Cantinho Amarelo
3 novembro | Serra da Vila e Pastelaria Flor
4 novembro | O Segundo e Pãozinho da Avenida
5 novembro | Pérola do Atlântico - Pastelaria e Casa Benjamim
10 novembro | Fábrica Coroa e Pastelão


Quanto ao concurso “Pastel de Feijão de Torres Vedras 2017”, trata-se de uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras com a orientação técnica da Associação QUALIFICA/oriGIn Portugal e a marca vencedora será utilizada pelo Município, em 2018, para as suas ofertas institucionais. Com esta iniciativa pretende-se premiar a qualidade dos pastéis de feijão que se encontram à venda nas pastelarias do concelho.
O anúncio do vencedor do concurso "Pastel de Feijão de Torres Vedras 2017" acontecerá no dia 4 de novembro, sábado, às 19h00, numa sessão que decorrerá no Ô Hotel Golf Mar, em Porto Novo.

"A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras " é outro concurso que integra o festival. Dirigido às escolas, restaurantes, pastelarias e pasteleiros do concelho de Torres Vedras, pretende incentivar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade ao nível da utilização do pastel de feijão na criação original de uma sobremesa, a partir da tradição do fabrico e da utilização dos ingredientes que integram a receita tradicional. Ao mesmo tempo pretende-se sensibilizar a população em geral para a importância estratégica do Pastel de Feijão de Torres Vedras, no contexto do desenvolvimento económico deste território. O prazo de inscrição termina no dia 2 de novembro, e a mesma pode ser realizada pelo preenchimento da ficha de inscrição disponível em www.torresvedrasemfesta.com .
O concurso "A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras" acontecerá no dia 1 de novembro, às 17h00, no Pavilhão Multiusos da Expotorres e o anúncio do vencedor terá lugar no dia 4 de novembro, às 19h00 no Ô Hotel Golf Mar, em Porto Novo.

O Festival do Pastel de Feijão é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e conta com a parceria da ACIRO (Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste Agrupamento de produtores de Pastel de Feijão de Torres Vedras); Associação QUALIFICA/oriGIn Portugal; Produtores de Pastel de Feijão de Torres Vedras; Biotrab e ESCO
(Escola de Serviços e Comércio do Oeste).
As Festas da Cidade 2017 são uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e Promotorres EM; têm o patrocínio do Arena Shopping; Água Oficial: Vimeiro; Apoios: Biotrab, Fepal e Sacel.
Informação sempre atualizada em


Câmara Municipal de Torres Vedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário