sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Vaga de calor move-se para as províncias do Niassa e Nampula e continua em Tete, Zambézia, Sofala e Manica

O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) prevê que a vaga de calor que afecta Moçambique, caracterizada por temperaturas que variam de 35 a 45 graus celsius, mova-se para as províncias do Niassa e Nampula e continue a fazer sentir-se em Tete, Zambézia, Sofala e Manica nesta quarta-feira(18) e quinta-feira(19).
Em comunicado o INAM alerta que as áreas de risco são os distritos de Mandimba, Mecanhelas, Cuamba e Metarica(na Província de Niassa); os distritos de Moma, Mogovolas, Angoche, Mogincual, Meconta, Memba, Eráti, Mecuburi, Lalaua, Malema, Ribáué e Morrupula(na Província de Nampula); todos os distritos das Províncias de Tete e da Zambézia; os distritos de Chemba, Caia, Marromeu e Marringue(na Província de Sofala); e ainda os distritos de Guro e Tambara(na Província de Manica).
Segundo o Instituto de Meteorologia, "devido as altas temperaturas e a forte instabilidade atmosférica nesses distritos, existem condições favoráveis para a ocorrência de trovoadas, aguaceiros, ventos fortes e possível ocorrência de vendavais".
Entretanto nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente muito nublado. Possibilidade de aguaceiros fracos com trovoadas locais. Vento de sueste fraco a moderado soprando por vezes com rajadas.
Eis as temperaturas previstas:
CidadeMáx ºCMín ºC
Maputo2519
Xai-Xai2520
Inhambane2618
Vilankulo2721
Beira2820
Chimoio2619
Tete4323
Quelimane3721
Nampula3920
Pemba3122
Lichinga3319

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário