quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Encerramento da área da distribuição postal dos CTT em Figueiró dos Vinhos

CTT ENCERRA DISTRIBUIÇÃO POSTAL EM FIGUEIRÓ | está à vista de todos que a câmara municipal PS não é capaz de captar novas empresas que criem emprego e agora já nem consegue segurar o que há. 
Sabemos que há quem não se preocupe com estas coisas e esteja resignado, mas nós não.
Os Correios apesar de se constituírem um negócio, desde que foram privatizados por força de um Memorando de Entendimento negociado com a Troika são, também, um instrumento insubstituível para a coesão social, económica e territorial.
Foi, pois, com grande preocupação que ouvimos notícias do encerramento da área da distribuição postal dos CTT em Figueiró dos Vinhos. A concretizar-se será mais um serviço público que encerra no nosso concelho.
O PSD solidariza-se com os funcionários abrangidos pelo encerramento, acompanha o desconforto sentido pela população em geral e estará com todos e em todas as lutas que vierem a ser travadas com o objetivo de impedir este encerramento.
Encerramento que a concretizar-se não serve os interesses dos trabalhadores e não serve os interesses da população. Desde logo, porque aprofunda a desertificação dos serviços públicos num território que tem vindo a perder poder de compra, população e emprego. Depois, porque agrava, também, os problemas e as assimetrias territoriais começando a ser uma marca de esvaziamento dos serviços públicos prestados às populações, acentuando-se o isolamento das zonas mais afastadas dos grandes centros urbanos.
O encerramento a concretizar-se, a par de outros estabelecimentos que vão fechando um pouco por todo o lado, deve ser rejeitado em nome da defesa das populações, em defesa do território e em defesa do direito ao acesso de proximidade aos serviços públicos.
Perante estas notícias o silêncio do executivo municipal PS é ensurdecedor. Em vez de lutar, mobilizar, envolver e apresentar soluções para a manutenção do serviço parece estar resignado e acomodado. Numa situação destas exigia-se mais. Exigia-se, desde logo uma pro-atividade que não se resigne, que se oponha, que dialogue e que apresente soluções e alternativas de ponderada concertação com a empresa, tendo em vista a serem asseguradas, localmente, a continuidade, a qualidade e a acessibilidade dos serviços CTT como temos tido até agora.
O desinvestimento da empresa no concelho e a deslocalização de um serviço público aqui instalado pode antecipar o desaparecimento, a curto prazo, de um outro ou todo e qualquer serviço dos CTT neste território.
A natureza privada desta empresa não reduzirá a nossa determinação daí que o Partido Social Democrata não se resigna, nem aceita, assim e sem mais, este encerramento e vai enviar a sua posição aos CTT e ao governo recusando que Figueiró dos Vinhos seja mais um na “paisagem” de um interior cada vez mais pobre, desertificado e abandonado.

Partido Social Democrata Figueiró dos Vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário