segunda-feira, 28 de março de 2022

CICLO DE CIRCO NO PATRIMÓNIO PASSOU POR CASTELO DE PAIVA. Espectáculo realizado no Sábado á noite

Ciclo de Circo Contemporâneo no Património, em estreita ligação com a paisagem, está a desenrolar-se desde 27 de Março, e apresenta 7 peças de 7 artistas nacionais e internacionais, num modelo de itinerância nos 14 municípios da rede de programação cultural, contemplando também o concelho de Castelo de Paiva, que acolheu na noite do passado Sábado, um interessante espectáculo que marcou a etapa final do ciclo de circo contemporâneo no património, e que contou com a presença da Vereadora da Cultura, Liliana Vieira.

O programa do Festival Inventa continua assim a acompanhar o desenvolvimento técnico e a história do território da região Douro, Tâmega e Sousa e a evolução técnica revela-se também ao nível das capacidades acrobáticas e de destreza física do ser humano.

O dia escolhido para Castelo de Paiva foi na noite do passado Sábadocom a actuação de MiraT, Circ Pánic (Espanha) no cenário do Largo do Conde, sendo que, Jordi Panareda Pou, o director de Circ Panic, revelou que começou no mundo das artes performativas como técnico de som e pirotécnico na companhia Begat Teatro.

Em 2001, criou Circ Panic com Alexa Lecomte. A sua formação alia a técnica de circo ao movimento contemporâneo. MiraT é um convite à reflexão sobre a vulnerabilidade do ser humano e uma ilusão de estabilidade na vida, e no palco, perante uma estrutura em madeira e ferro, um homem embarca numa viagem de autodescoberta física e emocional, explorando os limites do equilíbrio não só do corpo, mas também dos seus sentimentos.


  Festival Inventa integra a operação Cultura em Rede — Tâmega e Sousa, cofinanciada pelo Norte 2020Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Para além da Rota do Românico, este projecto cultural de parceria, integra também a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Associação de Municípios do Baixo Tâmega e os Municípios de Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto.

      O Inventa vai dinamizar até Maio, uma vasta programação cultural em rede, numa área geográfica correspondente a 14 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.


Já foram realizados, até ao momento, no âmbito do Festival Inventa, os projectos Travessia do Rio (29 Maio 2021), Ciclo de Música ao Luar (Junho e Julho 2021), Filarmonia (Re)visitada (Novembro 2021 e Fevereiro 2022) e Música em Comunidade (5 Março 2022).

 

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário