segunda-feira, 28 de março de 2022

GOE: livro homenageia os 40 anos do Grupo de Operações Especiais da PSP


Uma unidade altamente especializada, capaz de intervir rapidamente na evolução dos incidentes e realizar operações muito complexas com grande eficácia, o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia de Segurança Pública (PSP) celebra 40 anos de existência com a publicação de GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal: um livro que homenageia todos aqueles que serviram e continuam a servir o GOE, em nome da segurança pública. Uma edição bilingue, em português e inglês, organizada por Francisco Fonseca, que inclui mais de 200 fotografias e relatos que assinalam a efeméride. GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal estará disponível, a partir do próximo dia 5 de Abril, na rede livreira nacional, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio dos Serviços Sociais da PSP.
De António Delfim Simões de Oliveira Marques, o primeiro comandante do GOE, até aos dias de hoje, em GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal, somos convidados a conhecer a história e o legado do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP. Uma homenagem a todos os que serviram Portugal, com o brevet do Curso de Operações Especiais (COE) ao peito, com «esforço, dedicação, espírito de sacrifício, espírito de corpo, camaradagem e lealdade para o cabal cumprimento das missões confiadas», ao longo dos últimos 40 anos. E «um profundo reconhecimento aos camaradas que já partiram».

Quatro décadas de história, numa edição de luxo bilingue (em português e inglês), coordenada por Francisco Fonseca, que inclui mais de 200 fotografias, relatos e menções, entre os quais se encontram testemunhos de antigos operacionais, de unidades no activo e do actual Director Nacional, o Superintendente-Chefe Manuel Augusto Magina da Silva, que nos dão a conhecer todos aqueles que garantem a nossa segurança. Um olhar interno sobre um grupo muito específico de operacionais da Polícia de Segurança Pública de que todos já ouvimos falar, mas sabemos pouco.

Na obra, ficamos a perceber o porquê do seu lema ser a «Última Razão» e os princípios que os regem. Estes são operacionais que podem passar meses sem serem chamados, mas, quando o alerta de terrorismo ou de criminalidade violenta soa, têm de estar preparados para fazerem o impossível: «correrem para [o local] de onde todos fogem» em cenários que fazem parte da realidade das acções de alta intensidade de polícia nas sociedades democráticas.

É-nos ainda apresentada a perspectiva de futuro do GOE, um grupo que, cada vez mais, terá de estar preparado para intervir em cenários de elevada complexidade e incerteza, ante ameaças de alto risco e de elevada impressibilidade, que só forças de elite altamente treinadas e formadas podem travar.

Um livro para homenagear todos os que nos têm defendido na sombra, GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal chega à rede livreira portuguesa a partir do próximo dia 5 de Abril, numa edição Guerra e Paz Editores, com o apoio dos Serviços Sociais da PSP.

GOE - 40 Anos ao Serviço de Portugal
Coordenação e texto: Francisco Fonseca
Não Ficção / História
20 páginas · 29,7x21,5 · 30 €
Nas livrarias a 5 de Abril
Guerra e Paz Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário