segunda-feira, 28 de março de 2022

DIA MUNDIAL DA SAÚDE COMEMORADO NA MARINHA GRANDE

O Município da Marinha Grande vai comemorar o Dia Mundial da Saúde, através da inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Stephens, uma homenagem aos profissionais de saúde e um programa de atividades físicas e lúdicas, dedicadas ao tema “Vida Saudável”, que decorrem no dia 7 de abril.

A nova USF vai funcionar no Centro de Saúde da Marinha Grande, com 6 médicos, 5 enfermeiros e 5 secretários clínicos.

A vereadora da saúde da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Laura Baridó, congratula-se com a abertura desta USF, salientando que “vai reforçar a oferta de serviços de saúde à população do concelho, com qualidade e maior cobertura dos utentes que não têm médico de família”.

A autarca acrescenta que “pretendemos que a iniciativa Vida Saudável assinale o Dia Mundial da Saúde, através da prática de exercício físico e da partilha de experiências numa base transgeracional, reforçando a importância da família na estruturação psicossocial dos indivíduos. Crianças e Seniores, ganham seguramente com a partilha de atividades promotoras de relações saudáveis, contribuindo fortemente para combater o isolamento social, bem como potenciar a saúde mental de todos”.

O evento “Vida Saudável” vai decorrer no Parque da Cerca, com organização da Câmara Municipal, em parceria com várias entidades da comunidade. Prevê a realização de uma aula de judo transgeracional, que envolverá crianças do 1º ciclo e seniores das Universidades Seniores da Marinha Grande. Vai incluir uma aula de Yoga e uma sessão de relaxamento.

O programa da comemoração do Dia Mundial da Saúde no concelho da Marinha Grande é o seguinte:

7 de abril

Parque da Cerca
10h00 - Receção dos alunos do 1º ciclo (3 turmas) dos 3 Agrupamentos de Escolas do concelho e das turmas da Universidade Sénior - Projetos Vida Sénior, ASURPI - Associação Sindical União Reformados Pensionistas Idosos, CRPI - Comissão de Reformados Pensionistas e Idosos e IDV - Industrial Desportivo Vieirense

10h15 - Aula de Judo transgeracional – em parceria com o Judo Clube da Marinha Grande

10h45 - Dança criativa com Ana Acácio

11h15 - Aula de Yoga e sessão de relaxamento com Lúcia Grácio e Ana Maria Pedrosa

12h00 - Despedida

14h30 - Centro de Saúde da Marinha Grande
Assinatura do auto transferência competências da saúde para o Município
Inauguração USF Stephens
Homenagem aos profissionais de saúde do Centro de Saúde da Marinha Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário