A parentalidade e a forma como os pais podem melhorar as relações com os seus filhos foram debatidas na Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, em Proença-a-Nova, esta quinta-feira, dia 24 de março, numa sessão orientada por Iolanda Pereira, Educadora de Infância e Coach Educacional, responsável pelo projeto “Eduque Informado”. Mais de 60 pessoas, maioritariamente pais ou encarregados de educação, marcaram presença na Sala Polivalente do Bloco F para a sessão denominada “como entender os comportamentos do meu filho?”, destinada a pais, bem como a toda a comunidade escolar.
Iolanda Pereira, a dar formação na área parental desde 2011, afirma que o objetivo destas sessões é “aproximar os pais, não só dos filhos, mas também da Escola, e o facto desta palestra ser na Escola também ajuda a que isso aconteça. Fazer com que os pais venham à Escola sem ser quando os filhos deles se portam mal”. A formadora admite que pode haver, à partida, alguma desconfiança, mas a intenção é “que os pais comecem a olhar para a Escola como um suporte para serem ainda melhores pais”. Durante a iniciativa, Iolanda tenta também promover uma reflexão sobre a parentalidade e sobre a família, atribuindo valor aquilo que já se faz e arranjar diferentes formas de o fazer, melhorando a relação entre pais e filhos.
Quanto à adesão dos participantes da sessão em Proença-a-Nova, a Educadora mostrou-se ainda “surpreendida pelo bom número de pais, não sabendo ao certo quantos eram, sei dizer que normalmente a percentagem de pais nas ações não é tão forte, não aderem muito, porque sentem muito como um julgamento. A escola e o Município podem ficar satisfeitos não só pela adesão, como pela atenção das pessoas à palestra, sentia que estavam a gostar e a ouvir-me”, referiu a Coach Educacional com vasta experiência na área.
Esta iniciativa está integrada na atividade 1.15 “Academia da Parentalidade” do projeto "Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0", cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).
Nenhum comentário:
Postar um comentário