domingo, 26 de fevereiro de 2023

PSD Aveiro promoveu debate sobre Cultura, Educação, Comunicação e Saúde de forma aberta e profunda (Fotorreportagem)

O ATLAS Aveiro recebeu na tarde de ontem, 25 de fevereiro - a primeira de uma série conferências, que o PSD/ Aveiro vai realizar ao longo do ano de 2023 - sob o tema “A Sustentabilidade e o Futuro de Aveiro 2030” e que contou com a presença e a participação de José Pina, Coordenador da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, Sofia Gaio, Responsável pela estratégia de marketing da “Oeiras Valley” e perita internacional para as áreas da Comunicação, Ciência e Ensino Superior e de Valter Amorim*, Presidente Conselho Jurisdicional Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros. O encerramento da conferência esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.

Na abertura da conferência, Simão Santana, Presidente do PSD Aveiro, relevou “o compromisso assumido no início do nosso mandato (março, 2022) com os militantes do PSD e com os Aveirenses, de abrir o Partido em Aveiro à sociedade civil, procurando ouvir e trazer os melhores e os mais qualificados. Escutando e acolhendo os seus contributos para a persecução do grande objetivo de um Partido como o PSD, responder aos desafios da Sociedade e dos Cidadãos. É assim que vemos, pensamos e acreditamos no PSD. Só assim podemos continuar a Cuidar do Presente e Projetar o Futuro para Aveiro e para os Aveirenses.”, disse.
Cultura é marco de sustentabilidade em Aveiro
Com três apresentações distintas nas áreas de abordagem, mas convergentes no objetivo de dar resposta ao desafio de olhar para futuro de Aveiro e para a sua sustentabilidade, José Pina começou por sublinhar o facto de “estarmos num território, onde a liberdade criativa, artística e cultural, não tem lápis azul, Aveiro é uma Cidade e um Município onde a Cultura tem espaço em razão da sua necessidade, ou seja, aqui não olhamos para o Orçamento Municipal e definimos um, dois ou três por cento, atentamos antes para o que é necessário para essa sustentabilidade Cultural e investimos em razão dessa mesma necessidade e não em razão de um número previamente definido. Isso faz toda a diferença para termos um território onde a Cultura tem futuro e onde a Cultura é fundamental para a sua sustentabilidade”, afirmou.
A Economia e a Participação: instrumentos fundamentais de sustentabilidade
Numa sessão que contou com uma plateia com cerca de 40 espectadores atentos, Sofia Gaio abordou a sustentabilidade em diversos prismas, destacando o ranking “The Arcadis Sustainable Cities Index 2022”, dando como bom o exemplo de Aveiro e mostrando “como uma Cidade como Copenhaga, tem um nível de sustentabilidade muito alto ao nível ambiental, mas depois no que diz respeito a indicadores como a capacidade económica e participação cívica dos Cidadãos, acaba por ser uma Cidade aquém das expectativas”, disse.
ULS e Hospital, fundamentais para o futuro de Aveiro
Por sua vez, Valter Amorim, recordou “aquilo que está plasmado na Lei de Bases da Saúde, que nos fala em segurança e eficiência do SNS, mas que na verdade hoje em dia, com os escassos Recursos Humanos e materiais, essa segurança e essa eficiência está claramente posta em causa, não sendo possível garantir a tal sustentabilidade ao nível da Saúde em Portugal, porque o SNS, que já foi um exemplo, hoje não é e dentro de uma década, se nada for feito, corre o risco de deixar de existir com consequência prática para a vida das pessoas”. O enfermeiro recordou ainda o tema da “Unidade de Saúde Local em Aveiro, que será um bom contributo para essa maior competência e capacidade de resposta, mas que tem que ter objetivamente o investimento do Estado na qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro que serve cerca de 400 mil cidadãos em permanência”, concluiu.
Um ato arriscado e arrojado
No encerramento, Ribau Esteves parabenizou “os conferencistas e a Comissão Política do PSD/ Aveiro, por esta passo arriscado e arrojado, de olhar para o presente e projetar o futuro, chamando e convidando individualidades com competência e capacidade de pensar o futuro do Município, da Região e do País”.
 
Esta é a primeira de várias atividades que a Comissão Política do PSD/ Aveiro vai levar a cabo ao longo do ano de 2023, apostados que estamos em continuar o nosso trabalho de escuta e proximidade junto dos Aveirenses, com foco e atenção política para temas fundamentais na vida das pessoas.
*Ana Rita Cavaco, convidada para esta conferência, teve um imponderável de agenda que não lhe permitiu estar presente neste momento, tendo-se feito representar por Valter Amorim.








Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD

Nenhum comentário:

Postar um comentário